A Musa da Bossa Nova

Nara LeaoA nossa querida e saudosa cantora Nara Leão recebeu O título de musa da Bossa Nova  do cronista Sérgio Porto.

Para os que não sabem, a Bossa Nova nasceu em reuniões no apartamento dos pais da cantora, em Copacabana, das quais participavam nomes que seriam consagrados no gênero, como Roberto Menescal, Carlos Lyra, Sérgio Mendes e seu então namorado, Ronaldo Bôscoli.

Ze KetiSua consagração efetiva ocorre após o movimento militar de 1964, com a apresentação do espetáculo Opinião, ao lado de João do Vale e Zé Keti, um espetáculo de crítica social à dura repressão imposta pelo regime militar. Nesse show Nara cantou uma das grandes músicas de Zé Keti, “Diz que Fui por Aí” (feita em parceria com Hortêncio Rocha).

No vídeo abaixo você poderá ouvir Nara interpretando esse sucesso.

O autor desse sucesso, Zé Keti, também compôs inúmeros outros sucessos que o The Point Carioca irá postar futuramente.

Para relembrar e homenagear esse grande compositor, postamos o vídeo em que Zé Keti interpreta “Diz que Fui por Aí” .

Para ver a letra da música, clique aqui.

Fontes:

  • Wikipédia;
  • YouTube;  e
  • Letras.terra.com.br.

Caricaturas :

  • Mauricio Rocha (Nara Leão);  e
  • Jefferson Nepomuceno (Zé Keti).

O maior violonista brasileiro…

Helio DelmiroBem, mais uma vez uma prima nossa nos mandou um recadinho informando que hoje o grande violonista brasileiro Hélio Delmiro seria operado para a colocação de “stents”.

Nós, do The Point Carioca, esperamos e torcemos para que tudo tenha corrido bem e que possamos continuar tendo o privilégio de ouvir esse grande violonista por muitos anos.

Mas, para quem não sabe quem é Hélio Delmiro, reproduzimos um trecho de uma reportagem de O Globo, de 15/05/2010, em que artistas de diferentes gerações avalizam o titulo de “maior violonista brasileiro”:

  • Ed Motta diz adorar Delmiro, e justifica: – Acho que, no Brasil, o primeiro solo de guitarra no idioma jazzístico foi o que ele fez, brilhantemente, no LP “O som brasileiro de Sarah Vaughan”. O tema é “Preciso aprender a ser só”, de Marcos Valle, e o solo de Hélio é histórico.
  • O autor desse clássico, Marcos Valle, faz coro: – O solo de Hélio em “Preciso aprender a ser só” é lindo, seu violão é memorável.
  • Para o trombonista e arranjador Vittor Santos, “Hélio explicita um Brasil jazzístico via Rio de Janeiro com elegância, vigor e maturidade”.

O solo a que se referiu Ed Motta foi feito nos estúdios da RCA, no Rio de Janeiro, em 1977, onde Sara Vaughan gravou o LP citado.

Ouça, no vídeo abaixo, a memorável gravação de “If You Went Away”, versão americana para “Preciso Aprender a Ser Só”.

Boa sorte Hélio Delmiro. Nossa prima Barbara Stella e seus amigos torcem por você.

Para ver a letra de “Preciso Aprender a Ser Só”, clique aqui.

Fontes : Wikipédia; O Globo, Youtube; e Letras.terra.com.br

Enrosca, sucesso desde 1975

Guilherme LamounierPoucos devem se lembrar e muitos dos jovens de hoje não sabem que a música “Enrosca”, sucesso regravado por Fabio Jr. e, mais recentemente, por Sandy & Junior, foi composta por Guilherme Lamounier em 1975 e fez parte do LP da trilha sonora da novela Locomotivas, da Rede Globo, em 1977.

Guilherme teve vários parceiros em suas composições, entre eles: Carlos Imperial; Tim Maia; Tibério Gaspar; e Ibrahim Sued.

Gravou seu primeiro LP em 1970 e, nesse mesmo ano, participou do V Festival Internacional da Canção, interpretando a música “Conquistando e Conquistado” (Carlos Imperial e Ibrahim Sued).

Participou de trilhas sonoras do cinema nacional e também das novelas da Rede Globo.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções Rosa Marya Collin, Zizi Possi, Roupa Nova e Frenéticas, entre outros.

Entre seus maiores sucessos, destacam-se “Enrosca” e “Seu melhor amigo“, na voz de Fábio Jr.

O vídeo abaixo mostra o show acústico de Sandy & Júnior, com participação especial da Ivete Sangalo, interpretando “Enrosca”.

É o rock brasileiro sendo remixado e trazendo sucessos do tempo da Jovem Guarda para os dias de hoje.

No The Point Carioca você vai encontrar, futuramente, outros sucessos de Guilherme Lamounier.

Para ver a letra da música, clique aqui.

Fontes : YouTube; Dicionário Cravo Albin da MPB; e Letras.terra.com.br

Ilustração : Capa do LP Guilherme Lamounier, de 1973.

Tributo a Gonzaguinha

GonzaguinhaNunca é demais lembrar e ouvir as canções e a singular interpretação de Gonzaguinha, carioca que completaria 65 anos de idade no próximo dia 22 de setembro.

Filho do cantor e compositor Luiz Gonzaga, foi criado por um casal amigo de Gonzagão, Xavier e Dina (“Diz lá pra Dina que eu volto/Que o seu guri não sumiu”), no Morro do Estácio, no Rio de Janeiro.

Esse notável brasileiro que muito fez pela nossa música, faleceu ha mais de 20 anos em um trágico acidente de carro. no auge dos seus 45 anos de idade, em 1991.

Fundou o Movimento Artístico Universitário (MAU), com Aldir Blanc, Ivan Lins, Márcio Proença, Paulo Emílio e César Costa Filho. Tal movimento teve importante papel na música popular do Brasil nos anos 70 e em 1971 resultou no programa na TV Globo “Som Livre Exportação”.

Característico pela postura de crítica à ditadura, submeteu-se ao DOPS, assim, das 72 canções mostradas, 54 foram censuradas,

Em 1990 participou do programa “Ensaio”, na TV Cultura de São Paulo, programa precursor do estilo “Acústico”, onde cantou um pout-pourri com 3 de seus maiores sucessos : “Com a perna no mundo “; “É”; e “O que é o que é”.

Vejam o vídeo abaixo :

O nosso saudoso Gonzaguinha, com suas músicas de sucesso,  sempre merece destaque no The Point Carioca.

Para ver a letra das músicas, clique nos títulos de cada uma : “Com a perna no mundo “; “É”; e “O que é o que é”.

Fontes : Wikipédia; YouTube; e Letras.terra.com.br.

Caricatura : Amorim.

Chat ou Shoutbox ?

ShoutboxEstamos realizando mais uma alteração em nosso Blog.
Retiramos a nossa sala de “Chat” (bate-papo) e colocamos uma “Shoutbox”. O seu novo meio de comunicação através do The Point Carioca.
Nela você vai poder se comunicar com os visitantes que estiverem online no mesmo momento, ou deixar alguma mensagem.
As mensagens ficam armazenadas por um longo período, dependendo do numero de mensagens colocadas na “caixa”, e depois vão sendo eliminadas as mais antigas.
Entre e experimente. Basta digitar o seu nome (ou nickname)  e, a seguir, a mensagem. Tecle “enter” e seu texto será adicionado na caixa.
As mensagens são PUBLICAS e ficarão exibidas no site.
A nossa Shoutbox está em fase de testes e depende do seu feedback.
Estamos esperando por você.

Tem Certas Coisas no The Point Carioca…

Lulu SantosPara falar de sucesso na Música Popular Brasileira temos sempre de lembrar de Lulu Santos, cantor, compositor e guitarrista brasileiro

Lulu Santos participou da primeira edição do Rock In Rio, em 1985.

Autor de diversas músicas, e ganhador de diversos discos de Ouro, Platina e Diamante, Lulu interpreta, no vídeo abaixo, a canção “Certas Coisas”, de sua autoria, em versão acústica.

A música, composta com versos poéticos, mostra todo o conhecimento de harmonia musical que Lulu possui, com forte influência dos The Beatles, principalmente das composições de George Harrison.

Essa e outras tantas músicas de Lulu Santos são sempre sucesso no The Point Carioca.

Para ver a letra da música, clique aqui.

Fontes: Wikipédia, YouTube e Letras.terra.com.br.

Caricatura : Gabriel Corrêa