A Classe Média no The Point Carioca

Ainda sobre o assunto “Festivais”, já na reta final para início de mais um Rock In Rio (que poderia ter seu nome alterado para Pop In Rio), vale a pena recordar os áureos tempos dos Festivais.

Clube Caiubi - Ze RodrixCriados na década de 60, os Festivais serviriam para “revelar” novos autores e talentos. Mas nem sempre isso aconteceu, pois, na grande maioria, os concorrentes classificados eram conhecidos e famosos. Entretanto, isso não desqualifica a importância desses eventos. Haviam, também, os Festivais Estudantis que, esses sim, lançavam novos músicos.

Mas, volta e meia, aparece alguma entidade “patrocinadora” ou alguma rede de TV que volta a promover esse tipo de atração.

Foi o caso da TV Cultura que, no ano de 2005, lançou o “Festival Cultura – A Nova Música do Brasil”, idealizado pelo compositor Gutemberg Guarabyra e organizado por Solano Ribeiro.

A grande maioria das músicas de festivais não vai de encontro ao “agrado” das emissoras de rádio e dificilmente são tocadas. É uma pena, pois grandes talentos e grandes músicas acabam não sendo conhecidas pelo grande público.

Max GonzagaUm exemplo disso é a música “Classe Média”, de Max Gonzaga, que chegou às semifinais do Festival Cultura – A Nova Música do Brasil. Max é um dos fundadores do clube Caiubi de Compositores, que se propõe a valorizar a música autoral daqueles compositores que estão fora da grande mídia e do mercado fonográfico. Entre seus integrantes, o clube conta com Zé Rodrix e Tavito.

A música, que apresenta uma visão crítica e sarcástica da classe média brasileira tornou-se um dos vídeo mais vistos no site YouTube, em 2006. Vejam o vídeo da apresentação de Max e Banda Marginal, com  a participação de Zé Rodrix nos teclados.

O saudoso Zé Rodrix, criador de muitos “rock-rurais”, foi um grande participante em vários festivais.

Esperamos que apareçam novos Festivais e novos talentos na MPB, enquanto isso, se as rádios não tocam, a “Classe Média” vai tocando e fazendo sucesso no The Point Carioca.

Para ver a letra da música, clique aqui.

Fontes:

  • Wikipédia
  • YouTube
  • Letras.terra.com.br
  • Dicionário Cravo Albin da MPB

Caricatura e Foto:

  • através da internet

Temas de sucessos

Roupa NovaJá que ontem falamos sobre o tema musical da Seleção Brasileira de 1994, e tendo a proximidade do festival Rock In Rio, que volta a ser realizado no Rio de Janeiro no final deste mês, vamos relembrar o tema que marcou esse Festival desde a sua primeira edição, em 1985.

Composto pelo maestro Eduardo Souto Neto e gravado pela banda “Roupa Nova“, o tema é usado até hoje nas edições do Festival.

Ouçam a gravação completa no vídeo abaixo:

Ayrton SennaOutro tema musical famoso, composto pelo maestro Eduardo Souto Maior e também gravado pelo Roupa Nova foi o “Tema da Vitoria”.

Criado para celebrar as classificações dos pilotos brasileiros nas corridas de Fórmula I,  acabou se popularizando pelas vitorias do saudoso Ayrton Senna.

Vejam, no vídeo abaixo, parte do DVD do Show do Roupa Nova, em que a banda interpreta o “Tema da Vitoria” junto com orquestra regida por Eduardo Souto Maior.

Roupa Nova é sempre sucesso no The Point Carioca.

Para ver a letra do tema “Rock in Rio”, clique aqui.

Fontes:

  • Wikipédia
  • YouTube
  • Letras.terra.com.br
  • Dicionário Cravo Albin da MPB

Foto:

  • pela internet (Roupa Nova em Londres)

Caricatura:

  • Giovanni Barbosa (Ayrton Senna)