História da Música : Temas de Novelas (1)

Muitos temas de novelas brasileiras, em sua trilha sonora internacional, leva o expectador a interpretar erradamente o sentido da canção.

Alguns temas, atribuídos a momentos e casais românticos, não caberiam nas cenas, se a música fosse em português.

The HolliesÉ o caso de “He Ain’t Heavy, He’s My Brother”, gravado pela banda britânica The Hollies, tema da telenovela “74.5 – Uma Onda no Ar”, produzida e exibida pela extinta Rede Manchete, em 1994.

Essa é uma música da  época de juventude dos anos 60, mas sempre será atual.

Foi composta por Bobby Scott e Bob Russell, originalmente gravada por Kelly Gordon, em 1969, e, posteriormente, virou sucesso na gravação dos The Hollies, tendo Elton John ao piano na sua apresentação inicial.

É sobre a entidade “Missão dos Órfãos“, em Washington, DC.  Foi lá que ficou eternizada a música.

A história conta que certa noite, em uma forte nevasca, na sede da entidade, um padre plantonista ouviu alguém bater na porta. Ao abri-la deparou com um menino coberto de neve, com poucas roupas, trazendo em suas costas, outro menino mais novo. A fome estampada no rosto, o frio e a miséria dos dois comoveram o padre.
O sacerdote mandou-os entrar e exclamou:
– Ele deve ser muito pesado.
O que carregava disse:
– Ele não pesa, ele é meu irmão (He ain’t heavy, he is my brother)
Eles não eram irmãos de sangue realmente. Eram irmãos da rua. O autor da música soube do caso e se inspirou para compô-la, e da frase fez o refrão.
Os dois meninos foram adotados pela instituição.Essa história é inspiradora nestes dias de falta de solidariedade, de violência e de egoísmo.

Agora veja o vídeo e acompanhe a letra traduzida no link abaixo:

Letra da Música:

Fontes:

  • Wikipédia
  • YouTube
  • Letras.terra.com.br

Agradecimento:

  • ao Amigo Luiz Renato P Cavalcante pelo e-mail enviado falando a respeito da música.

Wando – O Brega-Romântico Brasileiro

Wanderley Alves dos Reis, o Wando (Cajuri – MG, 2 de outubro de 1945) é um cantor brega-romântico brasileiro. O apelido Wando foi dado por sua avó.

WandoAinda pequeno mudou-se de Cajuri para Juiz de Fora (MG), onde formou-se em violão erudito e começou a lidar com música por volta dos 20 anos. Nessa época já participava de conjuntos e se apresentava em bailes na região. Mais tarde muda-se para Volta Redonda (RJ), onde trabalhou como motorista de caminhão e feirante.

Sua carreira de cantor iniciou-se em 1969 e o sucesso veio em 1973. Seu maior sucesso é “Fogo e Paixão”, lançado no álbum “O Mundo Romântico de Wando”, de 1988.

Antes disso, lançada em agosto de 1975 no segundo álbum de Wando, sem título, a música “Moça” teve repercussão pela sua inclusão na primeira versão da novela “Pecado Capital“, da TV Globo, de Janete Clair.

Moça” virou um clássico, e foi gravada até mesmo por Nélson Gonçalves.

Veja a o clipe com a interpretação de Caetano Veloso.

Agora, gravada em 1979, “Coração Bandido”, uma continuação do sucesso “Moça”.

Vejam o clipe do programa Fantástico, da época.

Na última sexta-feira (27/01/2012) Wando foi internado  com problemas cardíacos graves e submetido a uma angioplastia coronariana para desobstrução das artérias do coração.

Nós do The Point Carioca estamos torcendo para que Wando se recupere da cirurgia pela qual  passou.

Letras das Músicas:

Fontes:

  • Wikipédia
  • YouTube
  • Letras.terra.com.br

O Som de “A Cor do Som”

A Cor do SomO “A Cor do Som surgiu em 1977, experimentando novos padrões de som, valendo-se das experiências anteriores dos Novos Baianos, Moraes Moreira e de Pepeu Gomes, sendo um movimento pós-tropicalista.

Em seu primeiro disco “A Cor do Som” (WEA 1977), tinha como integrantes Dadi, baixo, Mú Carvalho, composição e teclados, Armandinho, composição e guitarra baiana e Gustavo Schroeter, bateria. A partir do segundo disco “Live In Montreux“, Ary Dias, percussão passa a fazer parte da banda,

Misturando rock, ritmos regionais e música clássica, adotaram o nome “A Cor do Som” por sugestão de Caetano Veloso.

Vejam o vídeo do grupo interpretando “Beleza Pura”, de Caetano Veloso, sucesso de 1979, do álbum “Frutificar”, terceiro disco da banda.

Agora, neste vídeo, o “A Cor do Som” canta um de seus maiores sucessos, “Zanzibar” (de Armandinho e Fausto Nilo), em clipe especial para o programa da TV Globo, Fantástico de 1981.

O grupo foi dissolvido em 1987, tendo tido posteriormente dois retornos: o primeiro em 1997 e o segundo em 2005, estando ainda em atividade.

Vejam uma parte desse reencontro acontecido no Canecão, casa de shows no Rio de Janeiro, com o grupo interpretando “Noites Cariocas”, de Jacob do Bandolim.

História da Música : Flor de Lis

Muitos já devem ter visto essa história na internet. Fala da história da música “Flor de Lis”, grande sucesso composto por Djavan.

Mas, para quem desconhece, transcrevemos a seguir:

Djavan“Djavan teve uma mulher chamada Maria, os dois teriam uma filha que se chamaria Margarida, mas sua mulher teve um problema na hora do parto e ele teria que optar por sua mulher ou por sua filha… Ele pediu ao médico que fizesse tudo que pudesse para salvar as duas, mas o destino foi duro e a mulher e a filha faleceram no parto…Agora é possível ‘sentir’ a letra da música. Conhecendo esta breve história passamos a ouvir a música sob novo contexto, entendendo como a dor pode ser transformada em poema e arte.”

Flor de Lis” Valei-me, Deus! / É o fim do nosso amor / Perdoa, por favor /  eu sei que o erro aconteceu. / Mas não sei o que fez, / tudo mudar de vez. / Onde foi que eu errei? / Eu só sei que amei, / que amei, que amei, que amei. / Será talvez / que a minha ilusão, / foi dar meu coração, / com toda força, / pra essa moça me fazer feliz, / e o destino não quis, / me ver como raiz / de uma flor de Lis. / E foi assim que eu vi / nosso amor na poeira, poeira. / Morto na beleza fria de Maria. / E o meu jardim da vida / ressecou, morreu. / Do pé que brotou Maria, / nem Margarida nasceu. / E o meu jardim da vida / ressecou, morreu. / Do pé que brotou Maria, / nem Margarida nasceu…/

Veja o vídeo com Djavan interpretando a música:

Agora a verdade, como consta no site oficial de Djavan:

Sobre Flor de Lis

“Existe uma explicação na internet completamente falsa”. Djavan foi categórico quando questionado sobre a origem da canção “Flor de Lis” na gravação do programa de rádio Palco MPB. A música é um clássico do cantor, presente em seu primeiro cd “A Voz, O Violão” lançado em 1976.

Ou seja, a história que circula pela net não passa de uma grande mentira.

Fontes:

Brasileiros Cantando Beatles : Caetano, Gil e Milton.

Brasileiros Cantando BeatlesTrês momentos desses grandes músicos brasileiros cantando sucessos dos The Beatles.

Como aconteceu em diversas partes do mundo, os The Beatles influenciaram muitos compositores e cantores.

As músicas dos “4 Fabulosos” fizeram parte da vida de muitos artistas e, quase 50 anos depois, ainda fazem sucesso entre as gerações mais atuais.

Neste post iremos mostrar 3 grandes compositores e interpretes brasileiros cantando, cada qual de sua maneira original, os sucessos de John Lennon e Paul McCartney.

Os vídeos, infelizmente, não mostram imagens dos artistas cantando as músicas, mas vocês vão poder ouvir as belas interpretações.

Primeiro, Caetano Veloso, interpretando “For No One” :

Agora, Milton Nascimento cantando “Norwegian Wood” , com sua inconfundível interpretação :

E, finalmente por hoje, Gilberto Gil cantando “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band” :

Esperamos que vocês gostem.

The Point Carioca.

Letras das Músicas:

Fontes:

  • Wikipédia
  • YouTube
  • Letras.terra.com.br

História da Música: O Mundo é um Moinho

“Cartola fez esta música quando soube que sua filha era prostituta”.

CartolaAngenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e violonista brasileiro.

Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira.

“O Mundo é um Moinho” é uma canção composta por Cartola e gravada por ele em 1976, tendo sido gravada anos depois por Cazuza e outros grandes intérpretes da MPB.

Veja o vídeo e acompanhe a letra, com Ney Matogrosso interpretando este sucesso :

Agora, a verdadeira história:

“Reza a lenda que Cartola escreveu a música para sua filha, numa das noites em que passou em claro após descobrir que esta se prostituia.”

“Não passa de lenda, já que Cartola era estéril e jamais teve filhos.”

Letra da Música :

  • O Mundo é um Moinho

Fontes:

  • Wikipédia
  • YouTube
  • Letras.terra.com.br