O “A Cor do Som” surgiu em 1977, experimentando novos padrões de som, valendo-se das experiências anteriores dos Novos Baianos, Moraes Moreira e de Pepeu Gomes, sendo um movimento pós-tropicalista.
Em seu primeiro disco “A Cor do Som” (WEA 1977), tinha como integrantes Dadi, baixo, Mú Carvalho, composição e teclados, Armandinho, composição e guitarra baiana e Gustavo Schroeter, bateria. A partir do segundo disco “Live In Montreux“, Ary Dias, percussão passa a fazer parte da banda,
Misturando rock, ritmos regionais e música clássica, adotaram o nome “A Cor do Som” por sugestão de Caetano Veloso.
Vejam o vídeo do grupo interpretando “Beleza Pura”, de Caetano Veloso, sucesso de 1979, do álbum “Frutificar”, terceiro disco da banda.
Agora, neste vídeo, o “A Cor do Som” canta um de seus maiores sucessos, “Zanzibar” (de Armandinho e Fausto Nilo), em clipe especial para o programa da TV Globo, Fantástico de 1981.
O grupo foi dissolvido em 1987, tendo tido posteriormente dois retornos: o primeiro em 1997 e o segundo em 2005, estando ainda em atividade.
Vejam uma parte desse reencontro acontecido no Canecão, casa de shows no Rio de Janeiro, com o grupo interpretando “Noites Cariocas”, de Jacob do Bandolim.
E, por hoje, outra parte desse mesmo show de 2005 com a interpretação de “Zanzibar”, com um novo arranjo.
O espetáculo, gravado ao vivo, gerou o CD e DVD “A Cor do Som Acústico“, lançado no mesmo ano com produção musical de Sérgio de Carvalho.
Em 2006, foi contemplado com o prêmio Tim de Melhor Grupo, na categoria Canção Popular, pelo CD “A Cor do Som Acústico“.
Letras das Músicas:
Fontes:
- Wikipédia
- YouTube
- Letras.terra.com.br