Skank
é uma banda brasileira de rock alternativo e ska (ritmo jamaicano precursor do reggae) formada por Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferretti (bateria), em março de 1991 em Belo Horizonte.
A banda já vendeu mais de 6 milhões de discos entre CDs e DVDs.
Já no seu segundo disco, Calango, lançado em 1994, vendeu mais de 1 milhão de cópias, tendo músicas como “Jackie Tequila” e “Te Ver” que se tornaram hits cantados por todo o país.
No dia 19 de junho de 2010, o Skank gravou, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, o CD, DVD e Blu Ray, “Multishow ao Vivo – Skank no Mineirão“. O show recebeu mais de 50 mil pessoas e foi o último evento realizado no estádio, antes de seu fechamento para reformas visando a Copa do Mundo de 2014.
Vamos ver a apresentação de “Jackie Tequila” nesse Show:
Também no seu segundo álbum, Skank incluiu o sucesso de Roberto Carlos & Erasmo Carlos, “É Proibido Fumar”, com uma “roupagem” nova. Vejam o clipe oficial (vencedor da categoria “Melhor Vídeo Clip” do Prêmio Multishow de 94):
O disco seguinte, O Samba Poconé (1996), levou o grupo a se apresentar na França, Estados Unidos, Chile, Argentina, Suíça, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. Mais bem sucedido álbum do Skank, com 1,8 milhões de cópias vendidas.
A música “Garota Nacional” foi sucesso no Brasil e liderou a parada espanhola (na versão original) por três meses. Vejam o clipe oficial :
Siderado é o quarto álbum do Skank. Vendeu 750.000 cópias.
Marca o início das “experimentações”, com mais guitarras e teclados e menos sax, com inclusive uma música que possui só uma orquestra, “Resposta”, feita em parceria com Nando Reis.
Vejam o clipe oficial:
E, por hoje, vamos terminar com o quinto álbum de estúdio da banda, que contém notável influência de The Beatles e Clube da Esquina. Este disco é considerado como um grande salto na carreira do quarteto, refletindo um amadurecimento tanto nas melodias quanto nas letras.
Trata-se de Cosmotron, lançado em 2003, que inclui a música “Vou Deixar”. Vejam a apresentação no Mineirão, também gravada no DVD:
SKANK também é sucesso no The Point Carioca.
Letras das Músicas:
Fontes:
- Wikipédia
- YouTube
- Letras.terra.com.br
- Skank.uol.com.br (site oficial da banda)
Um comentário sobre “E, continuando com o Rock Mineiro… SKANK”