O Quarteto de Violões 4-tissimo (4-tissimo Guitar Quartet) foi fundado em 2005 por quatro guitarristas do sexo feminino.
Uma deixou o conjunto em 2008. Dimitri Illarionov, um dos guitarristas mais populares na Rússia veio em seu lugar. O nome do quarteto, que é traduzido do italiano como “muito alto”, está falando por si.
Cada um dos músicos já garantiu seu lugar como solista no mundo da música: Dimitri Illarionov (Rússia) é o vencedor de 18 concursos de violão em 7 países, incluindo o Primeiro Prémio dos dois mais prestigiados – Guitar Foundation of America Solo Competition (EUA) e Francisco Tárrega International Guitar Competition (Espanha).
Nadja Kossinskaja (Ucrânia), Yuliya Lonskaya (Bielorrússia) e Oksana Shelyazhenko (Ucrânia) são vencedoras de 15 competições internacionais (incluindo: International Competition of John Duarte (Áustria), e Ivor Mairants Guitar Award (Reino Unido).
O vídeo abaixo (recebido através de e-mail enviado por um amigo), mostra o Quarteto interpretando “Tico-Tico no Fubá” a quatro mãos, choro composto por Zequinha de Abreu.
História da Música:
“Tico-Tico no Fubá” tornou-se uma das canções brasileiras mais conhecidas de todos os tempos.Foi apresentada pela primeira vez em um baile da cidade de Santa Rita do Passa Quatro em 1917 sob o nome de Tico-Tico no Farelo. A canção recebeu o nome atual em 1931, já que existia outra de mesmo título.
Atingiu o ápice de sua popularidade nos anos 1940, quando foi incluída em cinco filmes americanos, entre estes Saludos Amigos (Alô, amigos no Brasil), produzido pela Disney em 1942. O filme mostra a primeira aparição de Zé Carioca.
Em outro filme, Copacabana (com Groucho Marx, em 1947), a música é apresentada em versão interpretada por Carmen Miranda. Vejam o vídeo:
Mas, nosso post de hoje vem, principalmente, para mostrar o quanto a música brasileira é interpretada pelo mundo.
E, mais uma prova disso, é o repertório apresentado pelo Quarteto de Violões 4-tissimo.
Letra da Música:
Fontes:
- Wikipédia
- YouTube
- Letras.terra.com.br
- 4-tissimo Guitar Quartet (site oficial do Quarteto)
Agradecimento:
- Ao nosso amigo e colaborador Halley Pinheiro pelo envio de e-mail com o link sobre a matéria.