Historia da Música : Garota de Ipanema

Vincius de Moraes e Tom Jobim - por Gepp exNeste ano de 2012 comemora-se o 50º Aniversário da música “Garota de Ipanema”.

Claro que todos nós conhecemos a música, alias, “o mundo todo conhece”, na versão original brasileira, na versão em inglês (The Girl From Ipanema), ou mesmo na versão instrumental.

Mas, o que muitos questionam é : como surgiu a música, qual a real inspiração dos autores ?

Para responder a questão, transcrevemos abaixo um pequeno trecho da matéria de O Globo, de 18/03/2012, escrita por João Máximo :

Imagine um playboy de Marte descendo de um disco voador em uma praia do Rio e se apaixonando por bela morena carioca. Imagine mais: encantado, o marciano canta para ela, com música de Tom Jobim, estes versos de Vinicius de Moraes: “Quando na tarde vazia/ Tão triste no espaço/ Eu vi a menina/ Que vinha num passo/ Cheia de balanço/ Caminho do mar…”

Quem imaginou primeiro foi Vinicius, convocado pelo empresário Oscar Ornstein para escrever com Tom um musical que teria por título o nome do marciano: “Blimp”. A ideia não foi adiante, mas a canção, intitulada “Menina que passa”, não se perdeu. Com novos versos do poeta para as duas primeiras partes da mesma melodia — e letra da segunda praticamente igual (havia só um “triste” a mais) à que o marciano deveria cantar — virou “Garota de Ipanema”. Portanto, bem antes da tarde de verão em que Heloísa Eneida passou por eles, num doce balanço, em frente ao Bar Veloso.

Há outras histórias sobre a origem da mais famosa canção de Tom & Vinicius, mas esta, apesar de menos romântica, é a que realmente aconteceu. Acrescente-se que, antes de tudo, antes mesmo de Blimp e de Vinicius, Tom já havia tentado uma letra para sua melodia, mas, pelo manuscrito guardado nos arquivos da família Jobim, parece que ficou na tentativa: “Mas quando chega a tardinha/ A gaivota que passa/ De todos (os) caminhos/ Eu ando sozinho…” Assim, na cabeça de Tom, quem passava não era a menina, nem a garota, nem Heloísa Eneida, mas uma gaivota.”

Agora, vamos relembrar a primeira execução pública de “Garota de Ipanema”, que encontramos no YouTube, postado pelo Projeto Bossa Nova.

Em show denominado “O Encontro“, realizado no Au Bon Gourmet, dia 02/08/1962, os três maravilhosos da Bossa Nova lançam, juntamente com o grupo “Os Cariocas“, várias músicas que viriam a ser famosas mais adiante. Entre elas, “Garota de Ipanema“, incontestavelmente um estrondo de sucesso. Para a ocasião, eles fizeram uma introdução para a música. Vale a pena conferir esta versão histórica e inédita no YouTube. Na sequencia, a música “Devagar com a Louça” interpretada por “Os Cariocas“.

Consta que “Garota de Ipanema” é a segunda canção mais executada da história, atrás apenas de “Yesterday“, dos Beatles.

Letras das Músicas:

Fontes:

Bossa Nova com Emilio Santiago

Emilio Santiago - por BatistaoEmílio Vitalino Santiago (Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 1946) é um cantor brasileiro.

Na década de 1970, começou a cantar em festivais universitários e participou de um programa de calouros, chegando as finais do programa de Flávio Cavalcanti, na extinta TV Tupi.

Trabalhou como crooner da orquestra de Ed Lincoln, além de muitas apresentações em boates e casas de espetáculos noturnas.

Em novembro de 2000, gravou no Hotel Copacabana Palace – Rio de Janeiro, o seu DVD – Bossa Nova, que postamos em alguns vídeos abaixo.

A plateia era composta de artistas e celebridades da época.

Primeiro vamos ver “Naquela Estação”, de João Donato / Caetano Veloso / Ronaldo Bastos :

Seguindo, do mesmo DVD, “Doce Viver”, de Nelson Motta/ Marcos Valle :

Ainda desse mesmo DVD, “Você e Eu”, de Carlos Lyra/Vinícius de Moraes :

E, finalizando por hoje, um momento do show realizado no Canecão (RJ) em 9 de março de 2005 , onde foi gravado o DVD – O Melhor das Aquarelas, cantando “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso:

Emilio Santiago também é sucesso no The Point Carioca.

Letras das Músicas:

Fontes: