O Carnaval Brasileiro

mascara de carnavalRecebemos do Amigo e Colaborador, Luiz Renato Cavalcante, o link do vídeo que mostra a visão americana sobre o Carnaval do Rio, em 1955.

Vejam o vídeo:

A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta–feira de cinzas). A quarta de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da Quaresma.

Atualmente, no Rio de Janeiro e em várias grandes e pequenas cidades, as escolas de samba fazem desfiles organizados, verdadeiras disputas para a eleição da melhor escola do ano segundo uma série de quesitos. Com o crescimento vertiginoso dessas agremiações o processo de criação se especializou gerando muitos empregos concentrados, principalmente, nos chamados barracões das escolas de samba.

O desfile mais tradicional acontece no Rio de Janeiro, na Passarela do Samba, Marquês de Sapucaí, como é chamado o Sambódromo carioca, primeiro a ser construído no Brasil.

Além dos desfiles das escolas de samba acontecem também os desfiles de blocos e bandas, grupo de pessoas que saem desfilando pelas ruas das cidades para se divertir, sem competição. Também existem os bailes de carnaval, realizados em clubes, ou em áreas públicas abertas, com execução de músicas carnavalescas.

Vejam o desfile da Banda de Ipanema, no Rio de Janeiro, no ano de 2011:

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.

Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região.

Enfim, o Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país.

Fontes:

Agradecimento:

  • Ao nosso colaborador Luiz Renato Cavalcante pelo envio do vídeo sobre a matéria.

Deixe um comentário