Lupicínio Rodrigues
(Porto Alegre, 16 de setembro de 1914 — Porto Alegre, 27 de agosto de 1974) foi um compositor brasileiro.
Lupi, como era chamado desde pequeno, compôs marchinhas de carnaval e sambas-canção, músicas que expressam muito sentimento, principalmente a melancolia por um amor perdido.
Foi o inventor do termo dor-de-cotovelo, que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede um uísque duplo, e chora pela perda da pessoa amada. Constantemente abandonado pelas mulheres, Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos.
Vejam o vídeo de Gilberto Gil e Rildo Hora, interpretando “Esses Moços”, de Lupicínio:
Boêmio, foi proprietário de diversos bares, churrascarias e restaurantes com música, que seguidamente ia abrindo e fechando, tudo apenas para ter, antes do lucro, um local para encontro com os amigos.
Vejam, também, o vídeo com Gonzaguinha interpretando outro sucesso de Lupicínio, “Ela disse-me assim”:
Deixou cerca de uma centena e meia de canções editadas; outras centenas que compôs foram perdidas, esquecidas ou estão à espera de quem as resgate.
Terminando os vídeos deste post, vejam a bela interpretação de Elis Regina cantando “Cadeira Vazia”, outra bela canção de Lupicínio :
Em 1995, o filho de Lupicínio, Lupicínio Rodrigues Filho, organizou o livro “Foi Assim” (Editora L&PM), com uma seleção das crônicas publicadas por seu pai no jornal “Última Hora“, de Porto Alegre, em 1962 e 1963. Na maior parte desses textos, o compositor conta a história das suas músicas: “Eu tenho sofrido muito nas mãos das mulheres, porque sou muito sentimental, mas também tenho ganhado fortunas com o que elas me fazem…“, revelou ele numa das crônicas.
Letras das Músicas:
Fontes:
- Wikipédia
- YouTube
- Letras.terra.com.br
- Educação.uol.com.br (biografia de Lupicínio)
Caricatura:
- Lupicínio Rodrigues por J.Bosco
Agradecimento:
- Ao nosso amigo e colaborador John Kirchhofer pelo envio do vídeo que originou essa matéria.