O Malandro Dicró

Na semana passada o Brasil perdeu um grande sambista.

DicroCarlos Roberto de Oliveira, mais conhecido como Dicró (Mesquita, 14 de fevereiro de 1946 – Magé, 25 de abril de 2012), foi um cantor e compositor brasileiro de sambas satíricos.

Ao lado de Moreira da Silva, Osmar do Breque, Germano Mathias e Bezerra da Silva, é considerado um dos principais sambistas da linha humorística.

Entre suas letras bem-humoradas, destacam-se aquelas em que ele falava mal da própria sogra.

Um de seus sucessos, gravado em 1994, foi “O Bingo”, em que falava da sogra, você pode relembrar no vídeo abaixo:

Foi um dos principais incentivadores da criação do Piscinão de Ramos. Compôs diversas músicas para o projeto, passando a ser considerado “Prefeito do Piscinão“. Manteve um trailer no local, que se tornou ponto de encontro de sambistas e grupos de pagode.

Vejam Dicró interpretando o sucesso “Praia de Ramos” junto com Beto Jamaica :

E, em um momento mais recente, no Programa do Ratinho, cantando, com Serginho, “Os Sabores da Mulher” :

Frases da Malandragem:

  • Malandro que é malandro morre em dia útil que é pra não atrapalhar feriado ou final de semana de ninguém!” – Dicró.
  • Segundo Moreira da Silva, “Malandro não morre, dá um tempo!”.

Valeu, Dicró !!!

Letras das Músicas:

Fontes:

Com vocês: Benito Di Paula

Após 10 anos sem gravar, Benito di Paula lançou, em 2009, pela EMI Music, seu segundo CD e primeiro DVD ao vivo, gravado no Vivo Rio, e que traz seus maiores sucessos, como Retalhos de Cetim, Sanfona Branca e Charlie Brown.

Benito Di PaulaBenito di Paula, nascido Uday Vellozo (Nova Friburgo, 28 de novembro de 1941) é um pianista, cantor e compositor brasileiro.

É um dos grandes nomes da canção nacional dos anos 70. Foi crooner de boates do Rio de Janeiro, e depois continuou tocando na noite paulistana. Iniciou carreira pela gravadora Copacabana no início dos anos 70. Seu estilo musical é conhecido como samba jóia, ao combinar o samba tradicional com piano e arranjos românticos e jazzísticos. Seu primeiro disco “Benito Di Paula” de 1971, foi censurado por trazer a música Apesar de Você de Chico Buarque.

Seu segundo LP, “Ela” também não trouxe grande êxito. Mas estourou nas paradas de sucesso com o terceiro, “Um Novo Samba“, onde já aparecia na capa com sua longa barba e cabelos, inúmeras correntes, brincos, pulseiras, etc. O grande sucesso desse disco foi a música “Retalhos de Cetim“.

Teve inúmeros sucessos ao longo de sua carreira. Chegou nos anos 70, a disputar a venda de LPs juntamente com Roberto Carlos, tendo composto muitas músicas para este.

Comandou o programa “Benito di Paula e seus convidados – Brasil Som 75” na TV Tupi. Tem mais de 35 discos gravados, tendo parte importante de sua obra relançada em CD, devido ao sucesso de suas músicas. Chegou a fazer sucesso em nível internacional como no México, Japão, Estados Unidos e principalmente na América Latina.

Vejam alguns trechos do DVD de Benito Di Paula:

Uma homenagem a Luís Gonzaga

Homenageando as mulheres brasileiras…

Um dos seus sucessos mais conhecidos …

Dia de São Jorge

São JorgeBrasão de Armas de Moscou, cidade que tem São Jorge como Padroeiro. (275 – 23 de abril de 303) foi, de acordo com a tradição, um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). Também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum. É imortalizado no conto em que mata o dragão e também é um dos Catorze Santos Auxiliares. Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, sua memória é celebrada dia 23 de abril como também em 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele na Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.

É o santo padroeiro em diversas partes do mundo: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou e, extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião), além de ser padroeiro dos escoteiros, do S.C Corinthians Paulista e da Cavalaria do Exército Brasileiro. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte.

Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos, a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.

Para comemorar esse dia, vamos postar Jorge Ben Jor interpretando Jorge da Capadócia , música de sua autoria, parte integrante do DVD – Acústico MTV.

Letras das Músicas:

Fontes:

Dia do Índio

India brasileiraComemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Gal Costa - Album - India (1973)Algumas músicas brasileiras falam sobre os Índios. Escolhemos dois vídeos para colocar em nosso post de hoje.

O primeiro mostra uma das mais famosas músicas, gravadas por diversos cantores brasileiros, e que foi tema de álbum e show de Gal Costa.

Trata-se de “Índia”, composição de J. A. Flores / M. O. Guerreiros / José Fortunaem.  No vídeo, Gal Costa interpreta a música em um show realizado em Roma, na Itália, no ano de 1983:

Outra música, falando especificamente sobre o Dia do Índio, foi composta por Jorge Ben Jor (que na época era conhecido como Jorge Ben). Chama-se “Todo Dia Era Dia De Índio”.

Vejam Baby do Brasil (que era conhecida como Baby Consuelo) interpretando a música.

Feliz Dia do Índio para todos.

Letras das Músicas:

Fontes:

O eclético Guilherme Arantes

Guilherme ArantesGuilherme Arantes (São Paulo, 28 de julho de 1953) é um cantor e compositor brasileiro.

Começou sua carreira como tecladista e vocalista da banda Moto Perpétuo – grupo de rock progressivo dos anos 70.

Com o fim do Moto Perpétuo, que durou de 1974 a 1975, veio o vazio. Ele mesmo confessaria: “o Moto Perpétuo durou quase um ano e quando paramos eu fiquei um pouco perdido”.

Foi nessa altura da vida, que uma de suas composições (“Meu Mundo e Nada Mais”) estourou e foi utilizada na trilha sonora da telenovela Anjo Mau (de Cassiano Gabus Mendes, exibida na Rede Globo em 1976).

Daí para a frente foram 25 temas para telenovelas da Rede Globo, várias canções incluídas em especiais infantis, entre elas o tão famoso “Lindo Balão Azul”, que o tornaria famoso nacionalmente.

Como “bom leonino”, e “inconformado” com “apenas isso” para sua extensa carreira , Arantes possui ainda, e para o orgulho do Brasil, já que ele é o único a obtê-lo até agora, o “Certificado Steinway“, da famosa fábrica americana de pianos, uma espécie de ISO 9002 dos pianistas mundiais.

DVD Guilherme Arantes - Ao VivoAssim, nesses últimos trinta e cinco anos, Guilherme Arantes, que nunca negou sua eclética multiformação musical, de quem começou tocando chorinho aos quatro anos de idade, num cavaquinho presenteado pelo pai, transitou do rock ao pop, do pop à MPB, da MPB a New Age, da New Age de volta a MPB com uma familiaridade de dar inveja a qualquer músico de primeiríssima linha do cenário mundial.

Postamos 3 vídeos com alguns sucessos de Guilherme Arantes, do DVD – Ao Vivo, gravado em 2001.

Primeiro, “Um Dia, Um Adeus”:

Agora, “Loucas Horas”:

alt=””>

E por último, uma de nossas favoritas, “Amanhã”:

“Sou um pouco de tudo”, diz Guilherme Arantes, “e o que mais me inspira é o amor, departamento mais fascinante do ser humano, que foge à racionalidade e é um mundo vasto, profundo.”

Letras das Músicas:

Fontes: