Bem, não se trata de uma “autentica” Bossa Nova, mas, no ano de 1962, o compositor e arranjador americano Quincy Jones lançou em seu álbum Big Band Bossa Nova o sucesso “Soul Bossa Nova”.
A música, que este ano completa 50 anos, foi parte de varias trilhas sonoras de filmes, sendo mais conhecida como a música da série de filmes Austin Powers, iniciada em 1997.
Veja o clipe de Austin Powers : International Man of Mystery, de 1997:
O sucesso da música é tão grande que a banda da Guarda do Palácio de Buckingham (Royal Band), incluiu em seu repertório, tocado nas cerimonias de “troca de guarda”.
Vejam o vídeo:
Mas o sucesso da música não fica somente na Banda Real Inglesa, também em Moscou encontramos um vídeo de uma Banda que executa esse “hit” de uma forma bem descontraída.
Mesmo não sendo uma “autentica” Bossa Nova, a influencia de nosso ritmo inspirou o autor, mixando Soul, Jazz, e Samba.
Na madrugada do dia 30/04/2011, novos talentos da música brasileira uniram seus sotaques para interpretar composições de Nelson Motta na estreia da quinta temporada do musical SOM BRASIL (da TV Globo).
Nelson Candido Motta Filho nasceu em São Paulo a 29 de outubro de 1944. Aos seis anos de idade, foi morar no Rio de Janeiro, onde seguiria a extensa carreira de jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical e letrista.
Nos anos 60, quando os festivais de música ditavam as regras, Nelson Motta já assinava canções com Dori Caymmi, deixando sua marca na Bossa Nova mas sua.carreira, no entanto, seria reconhecida pela participação ativa em quase todos os movimentos musicais brasileiros.
Nelson Motta também foi muito importante na contribuição para a música disco com as letras de dois hinos dançantes: Perigosa e Dancing Days . Também ajudou a desenvolver o Rock no Brasil como parceiro de Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, banda Jota Quest, entre vários outros.
Sempre atento ao novo, ainda foi responsável pelo lançamento de artistas como Tim Maia, Marisa Monte, Angela Ro Ro, Novos Baianos, Frenéticas e Raul Seixas.
Hoje, aos 67 anos, Nelson Motta coleciona em sua biografia mais de 300 composições, dois best sellers e continua sua contribuição para a música e a cultura brasileira com programas no radio, na televisão e colunas jornalísticas.
Escolhemos 3 momentos do programa para postar.
Primeiro, “De Repente Califórnia”, feita em parceria com Lulu Santos, na interpretação de Cidadão Instigado:
Agora, “Perigosa”, composição em parceria com Rita Lee e Roberto De Carvalho, na interpretação de Marjorie Estiano:
E, finalizando por hoje, “Bem Que Se Quis”, versão feita por Nelson Motta da canção de Pino Daniele, interpretada por D’Black:
Esta foi a primeira vez que o programa prestou tributo a um letrista.
Como resultado de outras pesquisas pela internet, ainda com o tema “Bossa Nova”, achamos esse ótimo programa/documentário da BBC, com o título “Brasil, Brasil – Samba to Bossa Nova”.
Postamos abaixo os vídeos, divididos em 4 partes.
O documentário tem 1 hora de duração, falado em inglês, mas, com algumas entrevistas em português.