Mais uma vez vamos mostrar o quanto a Bossa Nova faz parte do gosto mundial.
Pesquisamos pela internet sobre as músicas alguns conjuntos de rock gravadas ao ritmo de Bossa Nova.
Encontramos, entre outras, esses dois sucessos da banda inglesa “Quenn”, que fizeram e ainda fazem muito sucesso no Brasil, tendo participado, inclusive, do Rock N’ Rio.
Vamos curtir, inicialmente, a música “Bohemian Rhapsody” gravada em um CD – Bossa Queen (japonês) em 2008, interpretada por Flavio Mendes e Maira Martins :
Agora um outro sucesso, “Friends Will Be Friends”, faixa encontrada no CD – Queen En Bossa Nova – by Holly Wilson:
Os sucessos de rock com uma “roupagem” de Bossa Nova.
Sérgio Murilo (nascido em 02/08/1941, faleceu em 19/02/1992) foi um cantor e compositor que fez sucesso antes da Jovem Guarda.
Cantor de grande popularidade nas décadas de 50 e 60, era considerado o ídolo do rock ao lado de Celi Campello.
Contava com apenas 16 anos de idade quando alcançou as paradas de sucesso.
Seguindo uma linha de rock romântico, cópia do estilo das baladas americanas, Murilo gravou versões como Broto Legal (composição de H.Earnhart e versão de Renato Corte Real) e Marcianita (composição de José Imperatore Marcone / Galvarino Villota Alderete e versão de Fernando César), sucessos explosivos entre 1958 e 1963.
Em 1961, foi coroado Rei do Rock, ganhando a faixa e o cetro da Revista do Rock.
Vejam um vídeo de Sérgio Murilo no programa Globo de Ouro, da TV Globo, no ano de 1976, interpretando “Broto Legal”, música que fez parte da trilha sonora da novela Estupido Cupido:
Nos anos 60 apresentou o programa Alô Brotos com Sônia Delfino da TV Tupi, mas depois perdeu espaço no meio artístico e morou por uma época no Peru.
Vejam um vídeo com a gravação de Sérgio Murilo interpretando “Garota de Ipanema” em espanhol (La Chica de Ipanema), gravado no Peru:
Ouçam, no vídeo abaixo, seu maior hit, “Marcianita“, que foi regravado ao vivo por Caetano Veloso, acompanhado pelos Mutantes, em 1968:
Djavan Caetano Viana (Maceió, 27 de janeiro de 1949) é um cantor, compositor, produtor musical e violonista brasileiro.
Iniciando sua carreira no Rio de Janeiro, no início dos anos 70, Djavan passa a cantar trilhas sonoras de novelas, para as quais grava músicas de compositores consagrados como “Alegre Menina” (de Jorge Amado e Dori Caymmi), da novela “Gabriela“.
Em 1999, Djavan, em uma entrevista no Programa Ensaio da TV Cultura comenta suas influências e canta um sucesso de Dorival Caymmi, “Só Louco”.
Neste dia 21 de junho inicia o verão no hemisfério norte e, para celebrar a chegada dessa tão esperada estação do ano, pesquisamos na internet alguma atração destacando a Bossa Nova e o Verão.
Encontramos essa grande cantora filipina.
SOFIA é uma cantora de Filipinas, que lançou o álbum “A Girl Meets Bossa Nova“, com músicas da Bossa Nova e outras, internacionais, em ritmo e arranjo de Bossa Nova.
No vídeo abaixo vocês podem curtir Sofia interpretando “Samba de Verão” (de Marcos Vale), na versão americana “So Nice”, cantada em inglês e, também, em um bom português :
Mais uma pesquisa pela internet, buscando gravações de sucessos internacionais gravados em ritmo de Bossa Nova, e encontramos este CD de título “Relaxing Bossa Lounge”, de 2009.
Trata-se de uma compilação de vinte sucessos entre os maiores hits populares internacionais interpretados no estilo Bossa Nova.
Destacamos três faixas para postar, interpretadas por novas e talentosas cantoras brasileiras.
Um sucesso de Cyndi Lauper, “True Colors”, gravado por Maíra Martins:
Agora, Tahta Menezes interpretando “Ligh My Fire”, composição de Jim Morrison / John Densmore / Ray Manzarek / Robby Krieger (sucesso do grupo The Doors):
Outro sucesso internacional , “These Are The Days Of Our Lives” (do grupo Queen, composição de Roger Taylor), interpretado por Marcela Mangabeira, acompanhada por Roberto Menescal.