Noel de Medeiros Rosa (Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 1937) foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil.
Criado no bairro carioca de Vila Isabel, Noel era de família de classe média, tendo estudado no tradicional Colégio São Bento.
Adolescente, aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música — e pela atenção que ela lhe proporcionava. Logo, passou ao violão e cedo tornou-se figura conhecida da boemia carioca. Entrou para a Faculdade de Medicina, mas logo o projeto de estudar mostrou-se pouco atraente diante da vida de artista, em meio ao samba e noitadas regadas à cerveja.
A foto acima mostra a estátua de Noel Rosa localizada em Vila Isabel, bairro da cidade do Rio de Janeiro.
Uma de suas músicas, gravada em 1931, chama-se “Gago Apaixonado”.
Em um dos comentários existentes nesse vídeo consta que “Noel declarou ser esta sua composição predileta, pois não conseguia ser cantada nem por seus vizinhos e respectivos papagaios…Ele a lançou na Columbia em março de 1931 (22023-B, matriz 381007) e este registro tem uma particularidade toda especial: o solo de lápis nos dentes feito pelo cantor Luiz Barbosa, abrindo e fechando a boca para obter diferentes nuances rítmicos.”.
Em 1959 Moreira da Silva gravou a música em seu álbum “A Volta do Malandro”:
E, finalmente, uma gravação da Rede de Televisão de Portugal, onde o grupo MPB4, além de interpretar maravilhosamente a música com um arranjo todo especial, conta a razão da composição de Noel Rosa: VIDEO RETIRADO DO YOUTUBE, SUBSTITUIDO…
Noel Rosa faleceu em sua casa no bairro de Vila Isabel no ano de 1937, aos 26 anos, em consequência de tuberculose.
Assinem nosso Blog.
