Os Setentões deste ano (parte 4)

Finalizando a nossa série dos grandes nomes da MPB que completam setenta anos de idade em 2012 vamos postar hoje alguns momentos do grande Gilberto Gil.

Gilberto GilGilberto Passos Gil Moreira (Salvador, 26 de junho de 1942) é um músico e político brasileiro.

Em fins de 1968, Gilberto Gil e Caetano Veloso, cuja importância no Brasil é de certa forma comparável à de John Lennon e Paul McCartney, foram presos pelo regime militar brasileiro instaurado após 1964 devido a supostas atividades subversivas, de que foram taxados. Ambos exilaram-se por ocasião do AI-5 (Ato Institucional 5) do governo militar em vigência no Brasil a partir de 1969 em Londres, retornando em 1972.

Em 1967 no III Festival de Música Popular Brasileira, produzido pela Rede Record, apareceram várias composições que tiveram enorme êxito junto ao público brasileiro e entre elas estavam Domingo no Parque, de Gilberto Gil e Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, que seriam o carro-chefe do tropicalismo, surgido “mais de uma preocupação entusiasmada pela discussão do novo do que propriamente como movimento organizado“.

Relembre a apresentação de Domingo no Parque no Festival da Record:

Dentre as inúmeras composições consagradas pelo próprio Gil e na voz de outros intérpretes, estão: “Procissão“, “Estrela“, “Vamos Fugir“, “Aquele Abraço“, “A Paz“, “Sítio do Pica-Pau Amarelo“, “Esperando na Janela“, “Drão“, “Só Chamei Porque Te Amo“, “Não Chores Mais (Woman No Cry)“, “Andar com Fé“, “Se Eu Quiser Falar com Deus“, “Divino Maravilhoso“, “A Linha e o Linho“, “Com Medo com Pedro“, “Objeto Sim Objeto Não“, “Ela“, “Pela Internet“, “A Novidade“, “Morena“, “A Raça Humana“, “Palco“, “Realce“, e outras.

Em 1989, mesmo gravando, fazendo espetáculos e se envolvendo em causas sociais, elegeu-se Vereador em Salvador.

Em janeiro de 2003 foi nomeado para o cargo de Ministro da Cultura. Deixou o ministério em 30 de julho de 2008 para voltar a dedicar-se com maior exclusividade à sua vida artística.

Curta agora uma das mais lindas criações de GILBERTO GIL, Drão“, composta após a separação com SANDRA GADELHA (cujo apelido é “Drão”), sua terceira mulher, mãe de PRETA GIL.

Parabéns Gil !!!

Esperamos contar com seu talento por muitos outros anos.

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Letras das Músicas:

Fontes:

Deixe um comentário