Halloween – O Dia das Bruxas

Mais uma festa. Dia 31 de outubro é o Dia das Bruxas.
O Dia das Bruxas (Halloween – lê-se Ralouín – é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países anglo-saxônicos, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
Secos e MolhadosNo Brasil, a confraternização do “Dia das Bruxas” vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Cabe lembrar, para aqueles que são contra o Halloween Brasileiro, que o Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.
As Festas Juninas tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
A Oktoberfest, tradicional festa alemã da cidade de Munique, surgiu em outubro (daí o nome) de 1818. O motivo eram as comemorações do casamentos do príncipe Luís Ludwig com a princesa Therese de Sachsen-Hildburghausen. Como o filho desejava a participação popular na festa, o rei Maximiliano I baixou um decreto para que uma folia, com muita cerveja, fosse preparada. Foi nessa primeira Oktoberfest que surgiram as barracas de lona para fornecer comida e bebida, um costume que se manteve até hoje.
Ou seja, as festas brasileiras, em geral, tiveram origem em diversos outros países e foram adaptadas aos nossos costumes. Portanto, vale a pena curtir mais essa comemoração.
E, para comemorar esse Halloween, postamos o vídeo com Ney Matogrosso, gravado ao vivo em 2000, interpretando um novo arranjo de “O Vira”, sucesso de 1973 dos “Secos e Molhados”:

Feliz Dia das Bruxas para todos !!!

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Letra da Música:

Fontes:

Querellas do Brasil

Aldir Blanc e Mauricio Tapajos - Album de 1984“Querellas do Brasil”, também conhecida comoQuerelas do Brasil, é uma canção composta por Maurício Tapajós e Aldir Blanc e primeiramente interpretada por Elis Regina no álbum Transversal do Tempo, gravado ao vivo no Teatro Ginástico, no Rio de Janeiro em abril de 1978.
O título da música faz uma clara referência à canção “Aquarela do Brasil”, a mais conhecida de Ary Barroso.
A palavra “querella” vem do latim e, de acordo com o Dicionário Aurélio, pode significar tanto “lamento” quanto “queixa”. A canção, portanto, pode ser tanto um lamento quanto uma queixa da situação que descreve.
O vídeo abaixo mostra Elis Regina, em um Especial da TV Globo, interpretando esse grande sucesso:

Maurício Tapajós Gomes (Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 1943 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1995), ou simplesmente Maurício Tapajós, foi um compositor, instrumentista, cantor e produtor musical brasileiro.
Aldir Blanc Mendes (Rio de Janeiro, 2 de setembro de 1946) é um compositor e escritor brasileiro.
The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

 

Letra da Música:

Fontes:

Aniversários da MPB : Zélia Duncan

Zelia DuncanZélia Cristina Duncan Gonçalves Moreira, conhecida no mundo artístico como Zélia Duncan (Niterói, 28 de outubro de 1964) é uma cantora e compositora brasileira.

Com dez anos de idade, interessou-se pelo basquetebol, uma paixão que cultivou até os dezesseis anos. Nessa época, Zélia e seu inseparável violão animavam as viagens com o time. Integrou a seleção feminina de Brasília. A opção definitiva pela música veio quando a data de um campeonato coincidiu com a de um festival.

Em 1994 Zélia lançou em seu álbum a canção “Catedral”. Seis meses após o lançamento, Catedral entrou para a trilha sonora da novela “A Próxima Vítima” da Rede Globo. A canção é uma regravação traduzida do original da cantora Tanita Tikaram, intitulado “Cathedral song”, do álbum “Ancient Heart”.

Vejam o vídeo com Zélia Duncan interpretando a música em show ao vivo:

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Letra da Música:

Fontes:

Fim do Horário de Verão na Europa Ocidental

RelogioNeste domingo, 28/10/2012, termina o Horário de Verão na Europa Ocidental.

Assim, a diferença de horário entre o Rio de Janeiro (ou horário oficial de Brasília – e demais Estados que já estão com Horário de Verão Brasileiro) para Dublin, Londres e Lisboa passa a ser de apenas 2 horas.

Esta diferença de 2 horas permanece até o final do Horário de Verão Brasileiro, que acontecerá em 17/02/2013.

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Aniversários da MPB : Belchior & Milton Nascimento

Neste 26 de outubro comemora-se os aniversários de dois grandes talentos de nossa MPB.

Milton Nascimento/NTratam-se de Belchior e de Milton Nascimento.

Milton Nascimento (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942) é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira. Mineiro de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção “Travessia“, composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967.

Relembrem esse grande sucesso de Milton Nascimento:

Belchior

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido simplesmente como Belchior (Sobral, 26 de outubro de 1946), é um cantor e compositor brasileiro. Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970.

Atualmente Belchior anda sumido da mídia nacional, entretanto ainda é um dos grandes cantores/compositores executados por vários interpretes.

Em nosso Blog, Belchior lidera no ranking de acessos.

Relembrem “Como Nossos Pais”, do LP Alucinação, de 1976:

 

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Letras das Músicas:

Fontes:

Aniversários da MPB : Roberto Menescal

Roberto MenescalHoje, 25 de outubro, é aniversário de um dos fundadores da Bossa Nova.

Roberto Batalha Menescal (Vitória, 25 de outubro de 1937) é um músico brasileiro.

Participava das reuniões no apartamento da cantora Nara Leão, na Avenida Atlântica, em Copacabana, onde o movimento começou. Menescal é um dos mais importantes compositores, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra, Vinícius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da própria música popular, como O barquinho, Você, Nós e o mar, Ah se eu pudesse, Rio, entre outras.

Vejam esta faixa tirada do DVD  – Ensaio com Roberto Menescal e Wanda Sá, gravado no ano de 1991, interpretando “O Barquinho”:

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Letra da Música:

Fontes: