Aniversários da MPB : Joyce

Joyce MorenoJoyce Silveira Moreno, conhecida apenas como Joyce, (Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 1948) é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira da MPB.

Lançou o primeiro disco em 1968, pela gravadora Philips. No entanto, o auge da popularidade foi entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980, obtendo sucessos como Clareana, Feminina, Monseiur Binot e Da cor Brasileira.

Tem duas filhas com o músico Nelson Angelo, que também são cantoras: Clara Moreno e Ana Martins.

Relembrem o sucesso “Clareana”, feito em homenagem as suas duas filhas, neste clipe do programa Fantástico de 1980 :

Coração Selvagem, uma canção cantada por ela, foi usada como trilha sonora do anime (desenho japonês) Wolf’s Rain, e também foi lançada como parte da trilha sonora oficial da série.

Ouçam a música:

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Fontes:

O grande Ed Wilson

Ed WilsonEdson Vieira de Barros (Rio de Janeiro, 29 de julho de 1945 – 4 de outubro de 2010), mais conhecido como Ed Wilson, foi um cantor e compositor brasileiro.

Fez parte do movimento da Jovem Guarda, fundou a banda Renato e seus Blue Caps junto com seu irmão Renato Barros e no final de sua carreira esteve ligado à música gospel.

Foi um dos criadores da banda The Originals em 2005 onde gravou os três CDs/DVDs da banda.

The Originals é uma banda brasileira formada por ex-integrantes das bandas The Fevers, Renato e seus Blue Caps e Os Incríveis, famosa por dar arranjos originais para novas roupagens de sucessos da Jovem Guarda. Fez trilha sonoras para as novelas da Rede Globo e lançou três cds e dvds.

Relembrem um dos grandes sucessos de Renato e seus Blue Caps, “Feche os Olhos”, composição de John Lennon/Paul McCartney (versão de Carlos Imperial e Eduardo Araújo) na interpretação do grupo The Originals :

Em seu terceiro DVD, A Festa Continua, a banda The Originals presta uma justa homenagem a Ed Wilson que interpreta três de seus inúmeros sucessos  :

Ed Wilson morreu por um câncer na tireoide em 04 de Outubro de 2010.

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Fontes:

Renato e Seus Blue Caps

Renato e Seus Blue CapsRenato e Seus Blue Caps é uma das bandas do saudoso movimento Jovem Guarda no Brasil.

Segundo “release” no site oficial do grupo :

“O “embrião” do conjunto Renato e Seus Blue Caps são os três irmãos da família Barros: Renato, Paulo Cezar e Edson (Ed Wilson). No final dos anos 50, influenciados pelo gosto musical da família, e pelo Rock’n Roll de Elvis, Little Richard e Bill Halley, os rapazes começaram a imaginar que poderiam participar de programas de rádio, fazendo mímica das músicas de sucesso, algo que era bastante comum naquela época. Após uma apresentação desastrosa na rádio Mayrink Veiga, no programa “Hoje é dia de Rock”, de Jair de Taumaturgo, passaram a se dedicar à música ao vivo. … Passavam horas trancados, aperfeiçoando a técnica em seus instrumentos. Paulo Cezar, por exemplo, começou tocando piano com dois dedos, e posteriormente, percebeu que seu negócio era o contra-baixo. … Até aí não havia sido formado um conjunto, e haviam adotado o nome de “Bacaninhas do Rock da Piedade”, numa alusão ao bairro em que foram criados, no Rio de Janeiro. Logo se juntaram aos irmãos Barros os amigos Euclides (guitarrista) Gélson(baterista) e o saxofonista Roberto Simonal (irmão do cantor Wilson Simonal). … Já com o nome de Renato e Seus Blue Caps, inspirado em Gene Vincent, o grupo se apresentou no mesmo programa, tocando e cantando “Be-bop-a-lula”, e obteve o primeiro lugar da semana, e posteriormente, o prêmio de melhor do mês. … Após uma participação no programa do Chacrinha, na TV Tupi, foram contratados pela Copacabana, onde lançaram dois 78 rotações e dois LPs. … Em 1962, Ed Wilson parte para a carreira solo, e Erasmo Carlos, então secretário de Carlos Imperial, assume o posto de crooner do conjunto. … O grupo acompanhou Roberto Carlos nas gravações de Splish Splash e Parei na Contra-mão. … Em 64, graças à insistência de Roberto Carlos e Rossini Pinto, o grupo é contratado pela CBS, lançando um compacto duplo. … “

Ao final da década de 90 participaram de vários shows comemorativos dos 30 anos da Jovem Guarda, em casas de espetáculos do Rio e São Paulo.

Em Dezembro de 2001 gravaram seu primeiro disco ao vivo, pela Warner. Por essa época a música “Devolva-me“, de Renato Barros, antigo sucesso do conjunto voltou às paradas de sucesso na voz de Adriana Calcanhoto. Ao mesmo, os integrantes do conjunto pleitearam junto ao Guiness Book o registro do conjunto como o grupo de rock mais antigo em atividade.

Em 2005, por ocasião das celebrações dos 40 anos da Jovem Guarda, o grupo lançou a caixa Renato e seus Blue Caps, com 15 álbuns originais mais um CD bônus com raridades.

Em junho de 2008 participaram do filme “Rio, verão e amor“, na parte musical.

Em 2012 o mundo comemorou meio século de vida dos Rolling Stones. A banda britânica de rock é uma das mais influentes e longevas do planeta, porém, não é a mais antiga em atividade. Tal título pertence a Renato e Seus Blue Caps, criado em 1959 – três anos antes do conjunto de Mick Jagger.

Relembrem alguns sucessos do grupo nesse vídeo do Programa Fantástico, de 1981, época da comemoração de 20 anos de carreira do conjunto :

Como afirma Renato Barros :

Temos um título que não sabemos se é bom ou ruim. Mas que é verdade, é”.

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Fontes:

Chegamos a 40.000 acessos

Hoje, 28 de Janeiro de 2013, alcançamos a marca de 40.000 acessos ao nosso Blog.

Contamos agora com mais de 9.200 visitantes distintos, divididos entre os 54 países que nos acessaram.

Capture

Obrigado a todos os que nos prestigiam.

The Point Carioca

Assinem nosso Blog.

Mais um do Clube da Esquina : Flávio Venturini

Flávio Venturini (Belo Horizonte, 23 de julho de 1949) é um cantor, músico e compositor brasileiro.

Flavio VenturiniFoi revelado nos anos 1970 pelo movimento Clube da Esquina, que também revelou Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, entre outros. Participou do grupo musical O Terço, entre 1974 e 1976, antes de criar em 1979 o grupo 14 Bis, pelo qual fez sucesso entre 1980 e 1987, quando saiu do grupo para seguir carreira solo, também com grande sucesso.

Recebemos um post no Facebook, de nosso Amigo Luiz Renato, mostrando um vídeo raro de Flávio Venturini em uma apresentação no Palácio das Artes em Belo Horizonte, em Agosto de 2011, interpretando “Máquina do Tempo”, composição de Aggeu Marques.

Vejam e confiram: