Sérgio Marcus Rangel Porto (Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 1923 — Rio de Janeiro, 30 de setembro de 1968) foi um cronista, escritor, radialista e compositor brasileiro. Era mais conhecido por seu pseudônimo Stanislaw Ponte Preta.
Conhecedor de Música Popular Brasileira e jazz, ele definia a verdadeira MPB pela sigla MPBB – Música Popular Bem Brasileira. Era boêmio, de um admirável senso de humor e sua aparência de homem sisudo escondia um intelectual peculiar capaz de fazer piadas corrosivas contra a ditadura militar e o moralismo social vigente, que fazem parte do FEBEAPÁ – Festival de Besteiras que Assola o País, uma de suas maiores criações.
Também contribuiu com publicações sobre música e escreveu shows musicais para boates, além de compor a música “Samba do Crioulo Doido“.
Ouçam a gravação desse samba nas vozes dos Demônios da Garoa:
Faleceu de enfarte aos 45 anos de idade.
Assinem nosso Blog.
Letra da Música:
Fontes:
Aniversários da MPB : Geraldo Azevedo
Geraldo Azevedo de Amorim (Petrolina, Pernambuco, 11 de janeiro de 1945) é um compositor, cantor e violonista pernambucano.
Autodidata, aos 12 anos de idade já tocava violão. Iniciou sua trajetória musical quando, aos 18 anos, mudou-se para Recife a fim de estudar, onde conheceu Teca Calazans, cantora, Naná Vasconcelos, percussionista, Marcelo Melo e Toinho Alves que faziam parte do grupo folclórico Construção ao qual juntou-se.
Em 1967, mudou-se para o Rio de Janeiro. Fundou o Quarteto Livre que acompanhou o cantor Geraldo Vandré em diversas apresentações.
Vejam o vídeo do show de Geraldo Azevedo em Recife, gravado em 14/11/2009, interpretando “Ai que saudades d’ocê”, composição de Vital Farias:
Assinem nosso Blog.