Eumir Deodato (Rio de Janeiro, 22 de junho de 1943) é um pianista, arranjador e produtor musical brasileiro. Participou do movimento bossa nova e da efervescência do samba jazz no início da década de 1960, estabelecendo-se como requisitado arranjador, ao lado de nomes consagrados como Radamés Gnattali e Moacir Santos. Após breve carreira como líder de conjunto no Brasil, radica-se nos Estados Unidos da América onde, afiliando-se à gravadora CTI Records, trabalha com diversos nomes de relevo da música mundial, como Aretha Franklin, Wes Montgomery e Frank Sinatra. Na década seguinte, conseguiu gravar e lançar seus discos solo internacionalmente, obtendo sucesso também como intérprete, com uma versão da introdução do poema sinfônico “Also Sprach Zarathustra”, de Richard Strauss. Trabalhou em quase 500 discos, escreveu trilha sonora para vários filmes e recebeu diversos prêmios, entre eles 16 discos de platina e um Grammy, sendo considerado “uma personalidade internacional no mercado norte-americano de música“.
Vejam o vídeo com Eumir Deodato Trio interpretando “Rhapsody in Blue”, gravado no Rio de Janeiro em 2007 :
George Michael desafinado …
Não é exatamente o que você está pensando.
No vídeo abaixo você vai ouvir e curtir o dueto de George Michael & Astrud Gilberto interpretando o famoso sucesso “Desafinado”.
George Michael (nascido Georgios Kyriacos Panayiotou em Londres, 25 de junho de 1963) é um cantor pop britânico que já vendeu mais de 100 milhões de álbuns.
Astrud Gilberto, nascida Astrud Evangelina Weinert, (Salvador, 29 de março de 1940) é uma cantora brasileira de samba e bossa nova de fama internacional. Nascida na Bahia, filha de mãe brasileira e pai alemão, mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família, em 1947. Casou-se com João Gilberto em 1959 e mudou-se para os Estados Unidos em 1963, ano em que participou do álbum Getz/Gilberto juntamente com seu marido, do músico Stan Getz e do também brasileiro Tom Jobim. Astrud e João divorciaram-se em 1964.
“Desafinado” é uma canção de bossa nova composta por Tom Jobim e Newton Mendonça lançada como um single por João Gilberto em 1958 e incluída em seu álbum de estreia, Chega de Saudade, no ano seguinte.
A canção é uma resposta à crítica da época, que considerava a bossa nova “música para cantores desafinados“.
Assinem nosso Blog.
Letra da Música:
Fontes:
Alo Rio de Janeiro !!!
Iniciando essa nossa estada no Rio de Janeiro vamos postar dois grandes sucessos de Gilberto Gil, apresentados no mesmo vídeo.
O primeiro sucesso, “Aquele Abraço”, é uma canção de Gilberto Gil, composta em 1969, que menciona pessoas, bairros, clubes, escolas de samba e figuras cotidianas do Rio de Janeiro.
Segundo alguns, o “abraço” descrito nesta música remete aos braços do Cristo Redentor que abençoa toda a cidade, e também destinada ironicamente a torcida do Flamengo. Naquele ano o Fluminense, seu time do coração, venceu o Flamengo na final do carioca. Gil teria mandado “aquele abraço” à torcida rubro-negra em tom de provocação. Assim como a menção ao bairro de Realengo, é uma clara e manifesta provocação aos militares do período da ditadura, tendo em vista que Gilberto Gil ficou preso na Escola Militar do Realengo, hoje Cmdo da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada na Praça do Canhão. Gil escreveu a música durante seu exílio em Londres.
A canção já alcançou um patamar de ícone da cultura popular brasileira e foi realizada por artistas Marisa Monte e Seu Jorge na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres, como parte da visualização dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro.
O segundo sucesso, “Back In Bahia”, faz um apanhado dos tempos de exílio, mas sem rancor ou qualquer traço de raiva, apresentando aqueles tempos como de aprendizado. (“Como se ter ido fosse necessário para voltar/tanto mais forte…”).
Assinem nosso Blog.
Letras das Músicas:
Fontes:
Tô Voltando
Sucesso de Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós, “Tô Voltando” ficou eternizado na voz de Simone, lançado em seu álbum Pedaços, de 1979.
Simone Bittencourt de Oliveira, conhecida simplesmente como Simone (Salvador, 25 de dezembro de 1949), é uma cantora brasileira.
Jogadora profissional de basquete, chegou a ser convocada duas vezes para a Seleção Brasileira de Basquetebol, mas devido a duas entorses, foi cortada antes do embarque e na segunda, durante o campeonato mundial de 1971, ficou no banco de reservas.
O show Pedaços, espetáculo homônimo do álbum gravado ao vivo em 1979, teve a primeira apresentação em outubro daquele ano e foi considerado o melhor do ano em termos de público (mais de 120.000 pessoas em todo o país), só sendo superado pelo espetáculo anual de Roberto Carlos.
Além de outros sucessos, o disco incluía “Tô Voltando“, samba que canta a volta para a casa de um casal apaixonado. Foi associado à ditadura militar e aos que retornavam ao Brasil depois do asilo político dos anos 1970.
Assinem nosso Blog.
Letra da Música:
Fontes:
Uma música genial : Sangrando
Grande sucesso de Gonzaguinha, do ano de 1975, “Sangrando” descreve em sua letra toda a emoção que o cantor sente ao exercer seu ofício.
Apesar da bela interpretação de Simone, em outra gravação, a interpretação de Gonzaguinha explode em emoção, mostrando tudo o que o autor sentia no momento da composição.
Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, (Rio de Janeiro,22 de setembro de 1945 – Renascença, 29 de abril de 1991) foi um cantor e compositor brasileiro.
Relembrem essa grande obra musical da nossa MPB :
Insuperável !!!
Assinem nosso Blog.
Letra da Música:
Fontes:
Comemorando 55.000 acessos. “So Nice”.
Para comemorar essa nossa marca de 55.000 acessos, escolhemos esse famoso sucesso de Marcos Valle, “So Nice (ou Samba de Verão)”, composto em 1964.
A música teve a sua versão em inglês escrita por Norman Gimbel, enquanto que a letra original em português foi feita por Paulo Sergio Valle, irmão de Marcos.
A gravação que você verá no vídeo é de Bebel Gilberto, de 2003.
Isabel “Bebel” Gilberto de Oliveira (Nova Iorque, 12 de maio de 1966) é uma cantora brasileira nascida nos Estados Unidos. Muitas vezes associada à bossa nova, Bebel Gilberto é filha de João Gilberto e da cantora Miúcha, e sobrinha de Chico Buarque.
So Nice, ou Samba de Verão, é uma das músicas brasileiras mais executadas no mundo.
Assinem nosso Blog.