Nesta semana atingimos a marca de 61 países visitantes em nosso Blog.
Trata-se da Nigéria.
Nigéria, oficialmente República Federal da Nigéria, é uma república constitucional federal, compreendendo trinta e seis estados e um Território da Capital Federal. O país é localizado na África Ocidental e compartilha fronteiras terrestres com Benim a oeste, Chade e Camarões a leste e Níger a norte. Sua costa está no Golfo da Guiné, uma parte do Oceano Atlântico, ao sul. A capital é a cidade de Abuja.
A Nigéria é o país mais populoso da África e o oitavo país mais populoso do mundo; com uma população de mais de 148 milhões de habitantes, o país contém a maior população ‘negra’ no mundo.
A visita dos nigerianos ao nosso Blog, demonstra o grande interesse daquele povo pela música brasileira.
No Rock in Rio 1, em 1985, James Taylor protagonizou um dos momentos mais emocionantes do festival brasileiro.
Numa época em que ele retomava sua carreira após o divórcio com Carly Simon, ficou comovido com a inesperada recepção do público brasileiro (cerca de 250 mil pessoas).
Em homenagem ao ocorrido, Taylor até compôs a balada “Only a Dream in Rio” (Apenas um sonho no Rio), que integrou “That’s Why I’m Here“, na qual declama versos em agradecimento como “I was there that very day and my heart came back alive” (“Eu estava lá naquele dia e meu coração voltou à vida”).
Anos mais tarde, ao ser convidado para participar da terceira edição do evento, em 2001, Taylor declarou que para ele “era questão de honra” participar da festa.
Vejam o vídeo com a participacao de Milton Nascimento e Nanah Vasconcelos:
James Vernon Taylor (Boston, 12 de março de 1948) é um músico norte-americano, compositor e intérprete da fusão do “country-gospel-rock”.
Entre alguns dos seus sucessos estão “You’ve Got a Friend“; “Carolina in My Mind“; “Sweet Baby James“; “Fire and Rain“; “Mexico“; “Shower the People“; “How Sweet It Is“; e “Only a Dream in Rio“.
“Não é Proibido” é um single da cantora brasileira Marisa Monte, que faz parte do DVD/CD, Infinito ao Meu Redor. A canção foi lançada como primeiro e único single do álbum, no final de 2008, chegando à primeira posição no Brasil.
“Não é Proibido” foi composta em parceria com Seu Jorge e Dadi. Recebeu um indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção Brasileira.
Em 2008, surgiu controvérsia a respeito de a música ter mensagens subliminares na música, a usou de drogas sintéticas, como o ecstasy e o LSD.
Vejam o vídeo :
Marisa de Azevedo Monte (Rio de Janeiro, 1 de julho de 1967) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora musical brasileira de música pop e samba.
Parte do Show de Roberto Menescal que ocorreu no Teatro Anchieta do Sesc Consolação (São Paulo –SP) dia 06/08/2012.
Roberto Batalha Menescal (Vitória, 25 de outubro de 1937) é um músico brasileiro. Foi um dos fundadores do movimento Bossa Nova.
Capixaba de alma carioca, Roberto Menescal estreou profissionalmente na música aos 18 anos, acompanhando artistas como Silvinha Telles, Maysa e Elis Regina. Em 1958, estourou com uma brilhante carreira de compositor, criando ao lado de nomes como Carlos Lyra, Tom Jobim e Ronaldo Bôscoli, a Bossa Nova. A partir daí a “batida diferente” do seu violão afinado se tornou mundialmente conhecida. Autor de canções como “O Barquinho”, “Você” , “Bye Bye Brasil”, “Telefone”, “Rio”. Em 1962 participou do famoso Concerto de Bossa Nova no Carnegie Hall, em New York.
Vejam a interpretação de “Você” :
O grupo de instrumentistas foi formado por : Roberto Menescal – guitarra; Adriano Giffone – baixo elétrico; João Cortez – bateria; Adriano Souza – piano; e Jessé Sadock – trompete.
Claudio Zoli (São Gonçalo, c. 1964) é um cantor e compositor brasileiro. Foi vocalista da banda Brylho.
Nascido em São Gonçalo, Rio de Janeiro, Claudio Zoli cresceu ouvindo soul music (Marvin Gaye, Stevie Wonder, Tim Maia) e começou a cantar e a tocar violão ainda garoto. A estreia profissional foi aos 17 anos de idade na banda de Cassiano, que se tornaria o seu guru, Zoli também aprendeu muito com Tim Maia. Em 1982, com sua voz e sua guitarra, Zoli ajudou a fundar a banda Brylho, que no ano seguinte estourou nacionalmente “A Noite do Prazer“.
A banda acabou em 1985 e, no ano seguinte, ele estaria lançando o seu primeiro disco solo, “Livre Para Viver“. Três anos depois, Zoli voltou a ser sucesso quando Marina Lima gravou “À Francesa“, parceria com o irmão da cantora, Antônio Cícero. Mais tarde, Elba Ramalho gravou sua “Felicidade Urgente“. A carreira de intérprete, porém, começou a não ir tão bem, e ele passou em 1993 pelo grupo Tigres de Bengala (com Ritchie e Vinícius Cantuária). Em 1999, Zoli retomou a carreira fonográfica solo (interrompida por oito anos) com “Férias“, álbum no qual acrescentou elementos do rap e do R&B ao seu tradicional soul-funk-samba.
A influência soul-funk apareceu no cd “Na Pista”, em 2001, sendo o álbum mais vendido do artista.
Os anos de 2002 e 2003 foram repletos de lançamentos como os cds “Sem Limite no Paraíso”, “ Na Pista” , “Claudio Zoli Remixado e ao Vivo” e também o DVD “Cláudio Zoli na Pista ao Vivo”.
Em 2005 , lançou Zoli Clube que reúne os clássicos da soul music brasileira.
Em 2009, Claudio Zoli comemorou os seus 25 anos de carreira com o cd “Diamantes”.
Atualmente está trabalhando em um projeto inédito que promete surpreender os fãs e consagrá-lo como o grande nome da soul music nacional.
Vamos relembrar o sucesso “À Francesa“, na interpretação de Claudio Zoli:
Esse belo sucesso de Gilberto Gil, lançado no ano de 1969 quando partia para seu exilio em Londres, já fez parte do repertorio de vários interpretes da MPB.
Mas, em Londres, existe uma versão em inglês, gravada no ano de 1981 pela banda Bow Wow Wow, no álbum “See Jungle! See Jungle! Go Join Your Gang Yeah, City All Over! Go Ape Crazy!”
Bow Wow Wow foi uma banda britânica de New Wave formada na cidade de Londres em 1980 por Malcolm McLaren, produtor da banda de punk rock Sex Pistols. Ela consistia de ex-membros da banda Adam and the Ants.
A banda Bow Wow Wow atuou nos anos 1980 – 1983, 1997 – 1998 e 2003 – 2006.
Ouçam a versão “Hello, Hello Daddy (I’ll Sacrifice You)” :
A batida pode não ser exatamente de samba, mas agrada…