“Sixteen Tons” é uma canção sobre a vida de um mineiro de carvão, cuja primeira gravação foi em 1946, pelo cantor de country americano Merle Travis e lançada em seu álbum Folk Songs of the Hills no ano seguinte. Em 1955, Tennessee Ernie Ford fez uma versão que atingiu o topo da parada na Billboard, com mais outra versão de Frankie Laine lançada apenas no Reino Unido.
Existe uma disputa referente à autoria de “Sixteen Tons“. Normalmente, a autoria da canção é atribuída a Merle Travis, fato registrado na disco gravado em 1947. Mas George S. Davis, um cantor-compositor de folk, que foi mineiro de carvão no Kentucky, disse em 1966 que compôs a canção com o título de “Nine-to-ten tons” na década de 1930.
A canção teve numerosas versões, ao longo das décadas, nos mais variados estilos e línguas.
No Brasil, no final da década de 1960, Noriel Vilela interpretou uma versão em português da música, denominada “16 Toneladas“, em seu primeiro álbum-solo, Eis o Ôme. Entretanto, a versão em português nada tem a ver com o canto de sofrimento dos trabalhadores superexplorados, mas sim com o ritmo do sambalanço, que fazia sucesso na época.
Ouçam essa gravação :
Atualmente, a versão de Noriel Vilela faz parte de um anuncio na TV europeia da cerveja Heineken.
Noriel Vilela (? – 1974) foi um cantor com voz de baixo profundo carioca. Fez carreira como integrante do grupo vocal de samba Cantores de Ébano, que teve relativo sucesso nos anos 1950. Morreu em 1974 devido a uma reação alérgica a anestesia de seu dentista.
Assinem nosso Blog.