O Brasil descendo a ladeira

Moraes Moreira Não estamos falando sobre a economia brasileira, apenas relembrando uma bela canção de Moraes Moreira.

“Lá vem o Brasil descendo a ladeira”, composição de 1979, em parceria com Pepeu Gomes, lançada no álbum de mesmo nome.

Moraes conta no vídeo abaixo que a inspiração da música veio de uma frase de João Gilberto, quando estavam juntos de madrugada, perto de um morro na Cidade do Rio de Janeiro.

Um samba de qualidade, como sempre encontramos nas composições de Moraes Moreira.

Antônio Carlos Moreira Pires, (Ituaçu, 8 de julho de 1947), mais conhecido como Moraes Moreira, é um cantor, compositor e músico brasileiro, ex-integrante do grupo Novos Baianos e que hoje segue carreira solo.

The Point Carioca

Assinem e Compartilhem nosso Blog.

Apóiem o Blog visitando os sites de nossos anunciantes.

Letra da Música:

Fontes:

70 anos de Nelson Motta

CD - Nelson 70 Hoje, 29 de Outubro de 2014, Nelson Motta completa 70 anos de idade.

Eu considero um grande privilégio a pessoa chegar bem a essa idade, produzindo. Merece comemoração mesmo, né?”, diz Nelson.

Neste final de mes, Nelson Motta lanca o livro “As sete vidas de Nelson Motta”, onde reaviva suas memórias jornalísticas, bem como um CD comemorativo ‘Nelson 70’, e um documentário de mesmo nome que vai ao ar pelo Canal Brasil ainda hoje (com os bastidores do disco e histórias de composições suas) e a compilação de textos e causos do livro.

Vamos ouvir e curtir uma parte deste documentario com Lenine e Cristina Braga interpretando “Certas Coisas”, de Lulu Santos e Nelson Motta.

 

Parabens Nelson Motta !!!

The Point Carioca

Assinem e Compartilhem nosso Blog.

Apóiem o Blog visitando os sites de nossos anunciantes.

Letra da Música:

Fontes:

E o gado segue seu destino

Ze Ramalho José Ramalho Neto (Brejo do Cruz, 3 de outubro de 1949), mais conhecido como Zé Ramalho, é um cantor e compositor brasileiro. É primo da cantora Elba Ramalho.

Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros), da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys e Renato e seus Blue Caps), a sonoridade dos The Beatles e a rebeldia de The Rolling Stones, Pink Floyd, Raul Seixas e, principalmente, Bob Dylan. Há elementos da mitologia grega e de histórias em quadrinhos em suas músicas.

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Zé Ramalho na 41ª posição.

“Admirável Gado Novo” é uma música conhecida pela voz do cantor brasileiro Zé Ramalho, que cita, de forma subjetiva, várias idéias contidas nos livros Admirável Mundo Novo, a obra mais famosa do escritor britânico Aldous Huxley, e 1984, de George Orwell. O gado referente na canção é o povo brasileiro, que apesar de manipulado facilmente por políticos e pela mídia, nunca perde a alegria de viver.

Em 1996, a música fez parte da trilha sonora da novela O rei do gado, como tema do núcleo dos Sem-Terra.

Em 1997, esta música foi regravada pela cantora Cássia Eller, e está presente no álbum Música Urbana.

Infelizmente, a música de Zé Ramalho, feita em 1979, ainda mostra a triste realidade brasileira.

The Point Carioca

Assinem e Compartilhem nosso Blog.

Apóiem o Blog visitando os sites de nossos anunciantes.

Letra da Música:

Fontes:

Mais um novo visitante : Ilhas Maurício

Bandeira Ilhas Mauricio Tivemos, nesta semana, nosso primeiro acesso das Ilhas Maurício.

Maurícia ou Maurício, oficialmente República da Maurícia ou do Maurício, é um país insular do oceano Índico, constituído pelas ilhas Mascarenhas orientais: ilha Maurícia, ilha Rodrigues e por dois arquipélagos mais a norte: as ilhas Cargados Carajos e Agalega. A Maurícia disputa ainda com Madagascar e a França a ilha de Tromelin.

Foi descoberta pelos portugueses em 1505 e sua capital é Port Louis.

Procuramos no YouTube alguns vídeos com relação a Bossa Nova e este novo país visitante, apesar de não termos encontrado exatamente o que procurávamos, achamos este vídeo que mostra a mesma influencia musical que tivemos em nossa cultura.

O nome da música é “Port Louis”:

Uma frase de Gonzagão

LUIZ GONZAGA Já na reta final das eleições presidenciais no Brasil, um tema vive sendo colocado a todo instante: os benefícios sociais.

Além disso, a velha e vergonhosa tentativa de colocação do povo do norte contra o sul mostra que o coronelismo não acabou, apenas se federalizou.

Pesquisando na internet sobre o assunto, encontramos este belo texto elucidativo (do blog “Terra de Gigantes” – em 11/01/2013), onde o grande e saudoso Luiz Gonzaga expõe, com seu parceiro Zé Dantas, a opinião do povo nordestino:

“Parece que foi hoje que esta poesia foi escrita. A situação climática que abate a região do semi-árido brasileiro, a seca, em 2013 infortuna de novo a região Nordeste do Brasil. Em 1953 uma grande estiagem atingiu a região, houve uma coleta de roupas e alimentos para socorrer os “irmãos nordestinos”, além de o Governo Federal, na época Getúlio Vargas, declarou Estado de Emergência na região.

Mas Luiz Gonzaga e Zé Dantas não concordavam com as doações, pois afirmavam que a esmola “Ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão”. Para denunciar e propor outro tipo de ajuda, compuseram a música “Vozes da Seca”, que dentro do Congresso Nacional, um deputado em pronunciamento declarou que aquela poesia, valia mais que cem discursos.

Gonzaga e Dantas pediam política de estado, além da solidariedade. Propunham a criação de empregos, fornecimento de alimentos a preços baixos, investimentos em barragens e açudes. Em contrapartida com o trabalho, a região pagaria a ajuda, “inté com juros”, dentro da perspectiva de preservar a honra.

Luiz Gonzaga em determinadas entrevistas e shows, explica a importância de investimentos, que superem a situação de miséria. No disco Vida do Viajante (1981), em show com seu filho Gonzaguinha, canta a música e nos comentários saúda o ex-presidente Juscelino Kubitschek pela criação da Superintendia de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

A música é muito atual e deve ser ouvida nestes tempos de seca. …”

Ouçam a música “Vozes da Seca” na interpretação de Luiz Gonzaga e vejam a letra (no link abaixo) :

Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, (Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989) foi um importante compositor e cantor popular brasileiro. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o Sertão Nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

“Uma esmola, para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão.”

The Point Carioca

Assinem e Compartilhem nosso Blog.

Apóiem o Blog visitando os sites de nossos anunciantes.

Letra da Música:

Fontes:

Jobim e suas frases

Tom Jobim Nesta última semana de campanha política para as eleições presidenciais no Brasil vemos nas redes sociais muitos artistas e intelectuais declarando suas preferências, seus votos, suas convicções.

Já é tradição no Brasil, e em toda a parte do mundo, esse apoio das “celebridades”.

Muitos justificam suas preferências, outros apenas aparecem sem emitir opinião, para que não sejam “prejudicados” em um caso de derrota.

Alguns, que continuam tirando proveito da atual situação, preferem se abster ou emitem um apoio “patrocinado”.

Mas, com respeito a política, o nosso grande Antônio Carlos Jobim, que era Brasileiro até no nome, proferiu algumas celebres frases :

    • “O Brasil não é para principiantes.”
    • “O globo gira sempre para a direita…” (quando foi perguntado sobre posição política, já que nunca fizera música de protesto como os seus colegas).

Vamos lembrar Jobim com esse grande sucesso composto em parceria com Vinícius de Moraes, “Insensatez”.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, vulgo “Tom Jobim” (Rio de Janeiro, 25 de Janeiro de 1927 – Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994) foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro.

The Point Carioca

Assinem e Compartilhem nosso Blog.

Apóiem o Blog visitando os sites de nossos anunciantes.

 

Letra da Música:

Fontes: