José Ramalho Neto (Brejo do Cruz, 3 de outubro de 1949), mais conhecido como Zé Ramalho, é um cantor e compositor brasileiro. É primo da cantora Elba Ramalho.
Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros), da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys e Renato e seus Blue Caps), a sonoridade dos The Beatles e a rebeldia de The Rolling Stones, Pink Floyd, Raul Seixas e, principalmente, Bob Dylan. Há elementos da mitologia grega e de histórias em quadrinhos em suas músicas.
Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Zé Ramalho na 41ª posição.
“Admirável Gado Novo” é uma música conhecida pela voz do cantor brasileiro Zé Ramalho, que cita, de forma subjetiva, várias idéias contidas nos livros Admirável Mundo Novo, a obra mais famosa do escritor britânico Aldous Huxley, e 1984, de George Orwell. O gado referente na canção é o povo brasileiro, que apesar de manipulado facilmente por políticos e pela mídia, nunca perde a alegria de viver.
Em 1996, a música fez parte da trilha sonora da novela O rei do gado, como tema do núcleo dos Sem-Terra.
Em 1997, esta música foi regravada pela cantora Cássia Eller, e está presente no álbum Música Urbana.
Infelizmente, a música de Zé Ramalho, feita em 1979, ainda mostra a triste realidade brasileira.
Assinem e Compartilhem nosso Blog.