Quando foi feito este samba ?

Bezerra da Silva A gente já sabe que, de tempos em tempos, a história se repete.

Como já dizia Zé Rodrix em sua música Gerações : “… De vinte em vinte anos / Aparece no mundo uma nova geração / Mas de quarenta em quarenta / É que todas as coisas se repetem … “.

Muitas vezes ouvimos uma música e tentamos identificar o ano em que foi composta ou gravada. Os versos descritos na letra detalham situações ou momentos da época em que foram escritos, mas que se assemelham, em muitos aspectos, a realidade dos dias atuais.

Esse é o caso do sucesso de Bezerra da Silva: “Malandro Moderno”.

Para facilitar, vamos dar umas dicas: José Bezerra da Silva (Recife, 23 de fevereiro de 1927 — Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 2005) foi um cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musical coco e samba, em especial de partido-alto; seu primeiro LP, “Bezerra da Silva – O Rei do Coco Volume 1“, foi lançado em 1975; seu ultimo CD, “Pega Eu”, foi gravado em 2004.

E então, preste atenção na letra e me diga em que ano o samba foi composto.

Vai arriscar ? Escreva sua resposta nos comentários.

The Point Carioca - Blog

Gostou do Post, Clique em CURTIR.

Assinem e Compartilhem nosso Blog.

Exaltação a Tiradentes

Tiradentes Esta semana tivemos a comemoração do Dia de Tiradentes.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou nos domínios portugueses no continente americano (Brasil colonial, 1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.

O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, desde 21 de abril de 1992.

Tiradentes recebeu grande homenagem popular do G.R.E.S. Império Serrano, que desfilou em 1949 entoando o samba “Exaltação a Tiradentes, cujos autores são Mano Décio, Estanislau Silva e Penteado.

Relembrem esse belo samba na inesquecível interpretação de Elis Regina.

The Point Carioca - Blog

Gostou do Post, Clique em CURTIR.

Assinem e Compartilhem nosso Blog.

Anotem na Agenda : MPB4 na Terra da Garoa

A casa de espetáculos Terra da Garoa recebe no dia 24 de abril (sexta-feira) o MPB4, um dos grupos vocais mais importantes do Brasil.
São 47 anos de carreira, com forte trajetória. A partir da década de 60, o grupo ganhou destaque com interpretações voltadas aos movimentos culturais e políticos, enfrentando com sua voz a censura e a repressão. Daí saíram marcos da música brasileira contemporânea.

Formado atualmente Dalmo Medeiros (voz e percussão) Milton Santos Filho (voz e violão) Aquiles Rique Reis (voz e percussão); Paulo Malaguti (voz, teclado e percussão), o grupo renova seu público a cada década, lançando novos projetos e mostrando o que há de melhor na música popular brasileira.
Certamente um show imperdível no Terra da Garoa!

Terra da Garoa – Av São João, 555 – São Paulo – SP.

MPB4

The Point Carioca - Blog

Gostou do Post, Clique em CURTIR.

Assinem e Compartilhem nosso Blog.

O rock de Noel Rosa

Dona Joana
Dona Joana

Tudo começou em um projeto para uma festa onde as músicas originais seriam modificadas para versões diferentes. Nasceu, então, o Projeto Cover Flow. Seus criadores são os publicitários Natalia Pinheiro, Natália Ferreira e Bruno Tavares.

Um dos fatores que tornam o projeto interessante é a qualidade dos videoclipes.

No cover de Com que roupa?” de Noel Rosa, por exemplo, que se transformou em um rockzinho gostoso, foi recriado um programa de auditório dos anos 50 com direito a figurino e maquiagem da época.

A banda Dona Joana foi a convidada para participar desta vez do projeto.

The Point Carioca - Blog

Gostou do Post, Clique em CURTIR.

Assinem e Compartilhem nosso Blog.

Juca Chaves lança nova modinha

Juca Chaves Juca Chaves foi um crítico do Regime Militar, da grande imprensa e do próprio mercado fonográfico. Chegou a ser exilado em Portugal na década de 1970 mas, ao incomodar o governo de Salazar com suas sátiras que então ganhavam espaço nas rádios e televisão locais, transferiu-se para a Itália.

Atualmente, em face a grande onda de escândalos de corrupção e as diversas manifestações do povo, Juca lança uma nova modinha: “ADEUS EM RITMO DE LAVA JATO”. Uma clara referencia a operação da Policia Federal em que se investiga a corrupção na Petrobras.

The Point Carioca - Blog

Gostou do Post, Clique em CURTIR.

Assinem e Compartilhem nosso Blog.