Pois é, amigos, terminou o Horário de Verão Brasileiro que durou de outubro/2015 até fevereiro/2016.
As 24 horas do dia de ontem, ou a zero hora do dia de hoje, os relógios brasileiros foram atrasados em uma hora (apenas nos Estados onde o Horário de Verão foi aplicado).
Isso quer dizer que o Horário Brasileiro volta ao seu normal, oficialmente, de GMT –3.
Mas, no Brasil, temos 4 fusos horários diferentes:
- GMT −2 (Horário de Fernando de Noronha): Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz.
- GMT −3 (Horário de Brasília): Distrito Federal; regiões Sul, Sudeste e Nordeste; estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.
- GMT −4 (Horário da Amazônia): estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e dois terços do estado do Amazonas.
- GMT −5 (Horário do Acre): estado do Acre e treze municípios no oeste do estado do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí,Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga).
O Horário de Verão entende-se do terceiro domingo de outubro, ao terceiro domingo de fevereiro, apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o domingo de carnaval, o horário de verão se encerra no domingo seguinte (nada pode atrapalhar o samba no Brasil).
E, para comemorar esse “ultimo dia do horário de verão”, vamos postar um sucesso de Paulinho Moska. “O Último Dia”, canção de 1995, de autoria de Billy Brandão e Paulinho Moska, que foi tema de abertura da mini-novela global O Fim do Mundo.
Atenção brasileiros: já acabou o Carnaval, já terminou o Horário de Verão. O ano de 2016 já começou.
![]()