The Forge, Camden , 3-7 Delancey Street, NW1 7NL Londres
O cantor e compositor Luiz Melodia celebra sua longa carreira de mais de 40 anos com um belíssimo show em Londres, parte de uma extensa turnê européia. Ele é um dos principais representantes da MPB e sua mistura natural de Samba, Rock, Jazz e Blues é diferente de qualquer outro artista, acumulando um vasto repertório.
A lambada é um gênero musical com origens na Região Norte do Brasil, mais especificamente no estado do Pará nos anos 1980. Tem, como base, o carimbó e a guitarrada. Foi influenciada por ritmos como a cúmbia e o merengue.
O músico e compositor de carimbó Pinduca lançou, em 1976, uma música intitulada “Lambada (Sambão)“. Foi a primeira gravação de uma música sob o rótulo de “lambada” na história da música popular brasileira.
Já a dança lambada teve sua origem a partir de uma mudança do carimbó, que passou a ser dançado por duplas abraçadas ao invés de duplas soltas.
O grande sucesso, no entanto, só aconteceu após a entrada de empresários franceses no negócio em meados da década de 1980. Com uma gigantesca estrutura de marketing e músicos populares, o grupo Kaoma lançou, em 1989, com êxito, a lambada na Europa e outros continentes. Adaptada ao ritmo, a música boliviana “Chorando Se Foi” tornou-se o carro chefe da novidade pelo mundo.
Como acontece com frequência, a valorização do produto no seu país de origem só se deu após seu reconhecimento no exterior. Os franceses, por exemplo, compraram, de uma só vez, os direitos autorais de centenas de músicas. Dezenas de grupos e diversos cantores pegaram carona no sucesso do ritmo, como Beto Barbosa, Sidney Magal, Sandy e Júnior, Fafá de Belém e Angélica.
Depois dessa fase de superexposição, como acontece com quase todo fenômeno midiático, deu-se um natural desgaste, com a consequente queda nas vendas, até cessar a produção.
Vamos relembrar o grupo Kaoma interpretando “Chorando Se Foi”.
Ou seja: um dos maiores sucessos da lambada foi uma música boliviana.
Carmen Silva faleceu em São Paulo, onde atuava como cantora gospel e fazia parte do casting da gravadora Graça Music.
Antes do sucesso artístico Carmen foi babá e empregada doméstica onde, ouvindo rádio nas casas das patroas, aprendeu a cantar.
A carreira se iniciou em no final da década de 60, conquistando concursos de calouros, mas sua primeira gravação ocorreu no ano de 1970.
Vamos relembrar a voz de Carmen Silva interpretando “Meu Primeiro Amor”, versão da guarânia paraguaia “Lejania” de H. Gimenez, feita por José Fortuna e Pinheirinho Jr..
O sucesso fez parte do álbum Carmen Silva, uma coletânea de sua carreira até aquele momento. O disco fez parte da série “Disco de Ouro“, em 1977.
A versão já teve diversas gravações, com outros cantores, e foi um dos sucessos da trilha sonora da novela Velho Chico (da TV Globo).
Aqui, na gravação de Carmen, a canção ganha um ritmo de ie-ie-ie, aquele estilo brega que ficou famoso no tempo da Jovem Guarda.
A internet facilita em muito a nossa vida cotidiana. Seja em comunicação, procurando por noticias, trocando mensagens e imagens ou pesquisando por músicas.
Nesta semana fiz uma compra de alguns CDs antigos, daqueles que reúnem os grandes sucessos dos artistas, e um desses CDs foi de Bob Dylan (The Colection).
Já em casa, fui catar alguns vídeos de músicas de Bob no YouTube e tive a grata surpresa de encontrar Zé Ramalho interpretando os sucessos desse grande compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano.
Pesquisei mais, agora no Wikipédia, e encontrei as informações sobre o álbum de Zé Ramalho:
“Zé Ramalho Canta Bob Dylan – Tá Tudo Mudando” é um álbum do cantor brasileiro Zé Ramalho, lançado em 2008, possuindo versões de canções de Bob Dylan. A maioria das canções foi reescrita em português.
O álbum foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro de 2009, mas acabou perdendo.
Antes da gravação, todas as versões foram levadas aos Estados Unidos pelo presidente da Sony Songs, para a apreciação de Bob e seus assessores. O cantor aprovou todas elas “com louvor”.
Todas as canções são cantadas em português, exceto “If Not for You“.
A música que vamos curtir hoje é “Como Uma Pedra A Rolar”, versão de “Like A Rolling Stone”, feita pelo próprio Zé Ramalho. A canção, original, foi escolhida pela revista Rolling Stone como uma das melhores de todos os tempos.
Para quem não sabe, Bob Dylan (nome artístico de Robert Allen Zimmerman) é o “Zimmerman” citado por John Lennon na canção “God”:
“… I don’t believe in Elvis / I don’t believe in Zimmerman / I don’t believe in Beatles / I just believe in me / Yoko and me / And that’s reality …”
O “dueto”, formado por Elis Regina & Milton Nascimento, aconteceu no ano de 2009 em uma das faixas do álbum Beatles ´69 – Vol. 03: Abbey Road Revisited, onde vários cantores brasileiros interpretavam canções do famoso grupo inglês.
Aproveitando uma gravação do ano de 1971, onde Elis Regina interpretava “Golden Slumbers/Carry That Weight“, foi incluída a participação de Milton Nascimento, que adicionou sua bela voz e deu vida a esse grande “dueto”.
Para completar o famoso medley dos Beatles foi incluída também a canção “The End”, cantada por Milton, já que Elis não o tinha feito em sua gravação original.
Ao final da canção trechos de vocalizes de ambos, em citação a “Cais“, de Milton e Ronaldo Bastos.