O verdadeiro Brasil Pandeiro

Novos Baianos Eu também achei a cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016 um grande show. Belas coreografias, bela iluminação, belos efeitos e bons cenários. Entretanto, na parte musical, não vi muita lógica.

A não ser que o objetivo do show musical fosse demonstrar uma “guinada política” para a esquerda, a escolha de Caetano Veloso, Anitta e Gilberto Gil cantando “Brasil Pandeiro” não me agradou.

Se era para Caetano cantar, deveria cantar “Menino do Rio”. Da mesma forma, Gil deveria se limitar a cantar “Aquele Abraço”. Anitta, poderia ser dispensada, assim como Ludmila. Marcos Valle seria uma excelente escolha, pois “Samba de Verão” é conhecida mundialmente, contando com mais de 80 diferentes versões em diversas línguas.

Os verdadeiros cantores, que na década de 70 revitalizaram a composição de Assis Valente, são os Novos Baianos. E esse grupo é que deveria interpretar a canção.

Em 1940 Assis Valente compôs “Brasil Pandeiro” especialmente para Carmem Miranda, mas ela não gostou da música e resolveu não gravar. Anos depois, o grupo Anjos do Inferno gravou a canção, alcançando sucesso.

No ano de 1972 o grupo Novos Baianos regravou a música no álbum Acabou Chorare, sob a sugestão do mentor do grupo João Gilberto. Relembrem:

A gente sabe que em Copa do Mundo e em Jogos Olímpicos a política sempre interfere. E, como sempre, para o pior.

The Point Carioca - Blog

Clique em CURTIR e Compartilhe.