Quando o tema é futebol…

Waldir Calmon Essa música eu acho que todos conhecem.

Bem, pelo menos aqueles que freqüentavam os cinemas brasileiros nos anos 60, 70, 80 e 90, e curtiam aquele noticiário antes dos filmes: o famoso “Canal 100”.

A música chama-se “Na cadência do samba”, composição de Luiz Bandeira no ano de 1956.

Mas, a gravação usada como fundo musical para cenas de futebol do Canal 100 era do LP Feito Para Dançar, de Waldir Calmon e seu Conjunto.

Com isso, o tema popularizou-se, tornando-se mais conhecido pelo verso inicial “Que Bonito É”.

Aliás, Waldir Calmon faria 98 anos hoje, se vivo estivesse.

Vamos relembrar e curtir o tema e um clipe do Canal 100.

Na cadência do samba” também é o nome de outro samba famoso, composto em 1962 por Paulo Gesta e Ataulfo Alves.

The Point Carioca - Blog

Clique em CURTIR e Compartilhe.

Hei de Torcer, Torcer, Torcer !!!

Marcos Sabino Claro que vocês já identificaram o maravilhoso hino de que estou falando.

O glorioso América F.C.

Ontem, além de ser aniversário do cantor Jerry Adriani, foi, também, aniversário de meu cunhado Onaldo, um grande torcedor do América, assim como eu.

Bem, nossa torcida não é volumosa em número de pessoas, mas mantem-se fiel aos versos do grande hino: “Hei de Torcer até morrer”.

Enfim, em nosso post de hoje iremos curtir o cantor e compositor Marcos Sabino, outro grande torcedor americano, interpretando essa bela canção.

O vídeo foi produzido pelo próprio cantor e mostra diversas figuras ilustres e populares que, também, são torcedores do time rubro.

Confiram.

Em tempo: o saudoso Chico Anísio, que era americano, virou casaca para ser vascaíno, esquecendo-se dos versos de nosso hino.

Se você é, também, um torcedor do América, deixe seu comentário.

The Point Carioca - Blog

Clique em CURTIR e Compartilhe.

Chuva de Prata, com Sandy

Roupa Nova e Sandy Sandy, que aniversariou nesse dia 28 de janeiro, participou da gravação do álbum Roupa Nova 30 Anos.

O álbum, gravado e lançado em 2010, teve a participação de diversos convidados especiais, como: a Orquestra Sinfônica Villa-Lobos, o cantor Milton Nascimento, a cantora Sandy, o padre Fábio de Melo, e a banda Fresno.

O sucesso que vamos curtir hoje foi composto por Ed Wilson e Ronaldo Bastos. Fez parte do LP Profana de Gal Costa, lançado em 1984.

Com vocês: “Chuva de Prata”, com Roupa Nova e a participação de Sandy.

The Point Carioca - Blog

Clique em CURTIR e Compartilhe.

Dueto de Erasmo & Renato

Erasmo e Renato Em 1992 Erasmo Carlos lançou seu álbum, “Homem de Rua”, cuja a faixa título fez parte da trilha sonora da novela De Corpo e Alma, exibida pela TV Globo.

A canção era tema do personagem Bira de Guilherme de Pádua, que, ao lado da esposa Paula Thomaz, assassinou a atriz Daniella Perez, filha da autora da novela Glória Perez. Por conta desse acontecimento, Erasmo Carlos, em respeito a atriz, nunca mais cantou essa música.

Mas hoje vamos falar de outra música, que também foi destaque nesse álbum.

A Carta“, na qual Erasmo Carlos cantou com Renato Russo.

Vale a pena curtir esse bela canção.

O álbum ainda contou com outro sucesso, “Fera Ferida”, que fez parte da trilha sonora de outra novela. Mas isso fica para um outro post.

The Point Carioca - Blog

Clique em CURTIR e Compartilhe.

Tarde em Itapuã

Toquinho e Gil Esse grande sucesso roda o mundo.

Composição de Toquinho e Vinicius de Moraes.

Existem outros vídeos em que você pode curtir a dupla interpretando essa música, mas, no vídeo de hoje você vai curtir um outro baiano fazendo dueto com Toquinho.

Trata-se de Gilberto Gil, e a canção é “Tarde em Itapuã“, composta em 1971.

The Point Carioca - Blog

Clique em CURTIR e Compartilhe.

Compondo e engomando as calças

DVD - Ednardo Esse sucesso de Ednardo é do ano de 1979, composição desse cearense em parceria com o piauiense Climério.

Recentemente, em 2016, você pode curtir essa música na trilha sonora da novela Velho Chico da TV Globo.

Mais uma vez se resgatam músicas dos anos 60, 70 e 80 para compor uma trilha sonora. Será que hoje em dia não existem mais bons compositores? Ou será que para as gravadoras só interessam os lixos com apelo popular?

Bem, o nome da canção é “Enquanto engomo a calça”. Um título sutil de um fato corriqueiro das casas nordestinas daquela época.

Procuramos saber um pouco da historia dessa música e encontramos em um blog do Dr Zem, que postamos a seguir:

    • … Ednardo, autor de “Pavão Misterioso”, contou, em entrevista, que na década de setenta, na companhia dos seus amigos, os compositores Dominguinhos e Climério, lançaram-se a um desafio: qual dos três faria mais músicas em um espaço de um mês.Não sabemos quem foi o vencedor da aposta – Ednardo, talvez por elegância ou por esquecimento, afirma que o resultado foi um improvável empate, mas lembra de que, encerrado o desafio, resolveu convidar os dois amigos para tomar uma “cervejinha” na praia. Antes de sair, sua companheira percebeu que a calça do cantor estava muito amassada e comentou: “Ednardo, tua calça está muito amassada, me deixe engomá-la”. O cearense declarou que aproveitou mote e convidou Climério para compor uma música comentando: ”Climério, não repare não, mas enquanto ela engoma a calça vamos fazer mais uma música”. Foi instantâneo, correram para o violão e compuseram, em poucos minutos, um dos seus grandes sucessos. Depois foram para seu programa praiano, sem calça amarrotada e com mais uma composição no seu brilhante acervo….

Só não conseguimos identificar quem são: Vilma e Maria Helena. As duas mulheres citadas ao final da letra.

Quem souber, informe nos comentários.

The Point Carioca - Blog

Clique em CURTIR e Compartilhe.