A Ovelha Negra

Rita Lee

Amanhã a nossa Rainha do Rock Brasileiro irá completar 71 anos de idade.

Rita Lee, que fez parte do conjunto Os Mutantes entre 1966 e 1972, depois de “expulsa” do grupo, lançou o seu álbum Fruto Proibido, com a banda Tutti Frutti, no ano de 1975. O álbum foi considerado uma obra prima do rock nacional, tornando-se uma espécie de manual para fazer-se rock brasileiro.

O disco vendeu mais de 700.000 cópias, sendo certificado como platina duplo.

A música “Ovelha Negra“, incluída no disco, torna-se um sucesso e emplaca a primeira posição da parada nacional. Segundo a revista Rolling Stone, um dos motivos do grande sucesso foi da música ter sido a primeira a citar o evento dos “filhos saírem da casa dos pais”.

Ovelha Negra” é o hino de quem foi praticamente jogado no mundo e teve que se virar sozinho, sem a ajuda da família.

Vale a pena relembrar, curtir e compartilhar.

The Point Carioca - Blog

Afinal, isso é Brega ou Rock?

Reginaldo Rossi 1971 Lançada em 1971 no álbum de Reginaldo Rossi, “O Gênio Cabeludo”, composição do próprio Reginaldo, é um típico Ie-Ie-Ie Brega do Tempo da Jovem Guarda.

Mas, independentemente dos adjetivos atribuídos pela crítica, não se pode negar o sucesso de Reginaldo Rossi no cenário musical brasileiro.

Com influência de Elvis Presley e dos Beatles, começou sua carreira cantando rock, chegando a ser crooner em boates.

No Tempo da Jovem Guarda, abria shows de Roberto Carlos.

Segundo o próprio Reginaldo, ele imitava Roberto Carlos nas suas performances. ”Para mim, o meu rei é o Roberto [Carlos]. Agora, como existem alguns segmentos, falam que sou rei. Cada vez mais eu quero o brega perto de mim”

Foi o primeiro cantor de rock do Nordeste, quando comandou o grupo The Silver Jets. Falava: ”Sinto muita saudade do The Silver Jets. Éramos a primeira banda de rock do Nordeste. A gente sentia que estava para o Nordeste como os Beatles estavam para o mundo”.

”Eu quero cantar o que o povo gosta de cantar. Nada mais bacana do que cantar em um cabaré”.

Vamos curtir esse sucesso de Reginaldo Rossi, do ano de 1971.

The Point Carioca - Blog

O Especial RC de Natal

RC Na Veia Como sempre acontece a cada final de ano, no Natal temos a visita do “bom velhinho” e um Especial do Roberto Carlos.

Neste ano a grande novidade foi a presença da banda em que seu filho, Dudu Braga, é o baterista.

Realmente a banda deu vida nova as canções de tempos atrás.

A qualidade dos componentes agitou a platéia com um bom show de rock, com sucessos do tempo da Jovem Guarda.

O nome da banda é RC Na Veia e seus integrantes são: Dudu Braga (bateria); Alex Capela (vocal); Fernando Miyata (guitarra); e Juninho Chrispim (baixo).

No vídeo abaixo você vai poder curtir “Quando”, de Roberto Carlos, interpretado pela banda em seu DVD.

Foi um bom show, apesar da Globo Internacional anunciar a transmissão para o dia 21, o que aconteceria horas antes do lançamento original na TV brasileira (devido a diferença de horários entre a Europa e o Brasil), e no horário esperado anunciar que seria transmitido no dia 22, um dia depois de lançado no Brasil. Nada mais do que uma “trapalhada global”.

The Point Carioca - Blog

É sempre bom relembrar: Samba do Avião

Ivan LinsSamba do Avião” é uma canção composta em 1962 por Antônio Carlos Jobim (nosso saudoso Tom Jobim).

Jobim escreveu a canção para um filme italiano, Copacabana Palace. Filme que foi filmado no Rio e conta com aparições de Jobim, João Gilberto e Os Cariocas.

A primeira apresentação da música foi de Jobim e Os Cariocas em agosto de 1962 no restaurante Au Bon Gourmet em Copacabana. Esse “show” já foi citado em um post nosso, de 2012, para ver clique aqui.

Depois, a música foi lançada em outubro por Elza Laranjeira, numa gravação em 78 RPM.

Mas, sobre o sucesso que iremos curtir hoje, Helena Jobim, irmã de Tom, conta a historia dessa música, ou como nasceu a idéia dessa bela canção, na biografia Antonio Carlos Jobim: Um Homem Iluminado:

  • “Os muitos passeios de Tom de Ipanema ao Aeroporto Santos Dumont renderam aquela ode à beleza … Ele ia em direção ao aeroporto , seguindo a beira da água em torno da Baía de Guanabara, o pretexto para ir lá era comprar revistas e jornais estrangeiros. Do Aeroporto Santos Dumont, ele podia observar sua paixão, o avião, mas ainda mantinha distância dessas máquinas. Mas ele amava seu poder, esplendor e aerodinâmica – a conquista da máquina pelo homem “.

Vale a pena ouvir, curtir e compartilhar esse grande sucesso, ainda mais na majestosa interpretação de Ivan Lins, junto com Teo Lima (bateria) e Leo Amuedo (guitarra).

Ou seja, em seus passeios ao Santos Dumont, Tom Jobim resolveu homenagear o Galeão.

The Point Carioca - Blog

Podres Poderes

Velo Em 1984 Caetano Veloso lançava seu 17º álbum, chamado Velô.

A primeira música do disco era “Podres Poderes”.

O título poderia ser muito bem usado na nossa triste atualidade brasileira.

Na ocasião Caetano contestava o regime governamental. Diferentemente de hoje, em que chora pela volta das mordomias e falcatruas da esquerda.

Uma curiosidade sobre a letra da canção, que consta no Wikipédia:

Caetano faz uma crítica ao hábito dos brasileiros de não respeitar o semáforo. Diz a música: “Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos / e perdem os verdes / somos uns boçais.”

Por conta dessa crítica, Caetano foi convidado em 1994 a participar da série de televisão educativa Educação para o Trânsito. Por conta também dessa crítica, as máquinas fotográficas automáticas que flagram os motoristas que avançam o sinal vermelho foram apelidadas no Brasil de “caetanos”.

Vamos relembrar esse sucesso.

The Point Carioca - Blog

Essa também não é do Roberto

Tania Mara Apesar de ter sido gravada por Roberto Carlos em seu álbum do ano de 1973, a canção “Sonho Lindo” é mais um dos inúmeros sucessos de Carlos Colla, feito em parceria com Maurício Duboc.

Diversos cantores já regravaram a música mas, no vídeo de hoje, vamos curtir a bela interpretação dessa grande cantora, pouco divulgada pela grande mídia.

Tânia Mara começou sua carreira como dançarina no SBT, onde também se tornou apresentadora de televisão.

A sua regravação de “Sonho Lindo“, foi tema de abertura da novela Desejo Proibido, da TV Globo em 2007.

Hoje, assistindo ao filme brasileiro Cine Holliúdy ouvi esse grande sucesso e resolvi postar. Aliás, foi a única coisa boa do filme.

Vamos curtir Tânia Mara interpretando esse sucesso de Carlos Colla.

Tânia é casada com o diretor de telenovelas Jayme Monjardim. O casal tem uma filha que recebeu o nome de Maysa, em homenagem à avó paterna, a cantora Maysa.

The Point Carioca - Blog