A brasileiríssima Eliane Elias, que faturou os prêmios Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino nos anos de 2016 e 2017, já constou em alguns posts nossos.
Hoje vamos relembrar uma apresentação no AVO Session, em Basel (Basiléia – Suíça), do ano de 2010.
Eliane Elias (Vocal e Piano), junto com Rubens de La Corte (Guitarra), Marc Johnson (Baixo) e Rafael Barata (Bateria e Percussão), interpretaram “Falsa Baiana”, um dos maiores sucessos da MPB, criado por Geraldo Pereira no ano de 1944.
A historia dessa música é a seguinte: Conta-se que, durante o Carnaval de 1944, Geraldo Pereira conversava com o amigo Roberto Martins, também compositor, em uma mesa no Café Nice, no centro do Rio de Janeiro. Em dado momento a esposa de Roberto chegou toda fantasiada de baiana, mas demonstrando uma total desanimação. Roberto aproveitou e mandou o comentário: “olha aí Geraldo, a falsa baiana…”. Quatro meses mais tarde, aproveitando o mote que o amigo havia lhe dado, Geraldo Pereira lançou a composição que estourou na gravação de Ciro Monteiro.
Mas, hoje vamos curtir Eliane Elias e relembrar esse belo samba.
Café Nice foi um café-bar da cidade do Rio de Janeiro que, na primeira metade do século XX, reunia a boemia carioca e foi palco de muitos acontecimentos no meio artístico e, por isto, objeto de várias referências culturais. Estava situado na Avenida Rio Branco, número 174.
![]()
Grande Café Nice; Dancing Brasil (vizinhos de Avenida). Muito bom. Bem marcante.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tinha um restaurante na Rio Branco, bem no final, que eu costumava almoçar. Não me lembro o nome. A noite era “Happy Hour”. ABS
CurtirCurtir