Na década de 80 surgiu na mídia brasileira um travesti que fez sucesso no Carnaval e, posteriormente, ganhou fama a nível nacional.
Era Roberta Close, que veio a se tornar modelo, atriz, cantora e apresentadora transexual suíço-brasileira.
Nascida como Luiz Roberto Gambine Moreira, Roberta adotou o sobrenome Close em função da extinta revista Close, para a qual posou somente de calcinha branca e escondendo o rosto aos dezessete anos de idade.
Em Maio de 1984 a revista Playboy estampou Roberta Close em sua capa e nesse mesmo ano Erasmo Carlos lançava em seu álbum Buraco Negro a música com o título de “Close”.
Como historia da música existem varias versões, como por exemplo:
- A música, originalmente feita para o grupo Roupa Nova gravar, demorou a ter sua letra aprontada – embora Erasmo soubesse que desejava fazer algo sobre o conceito da “mulher perfeita”. O grupo construiu outra música sobre sua base e Erasmo recomeçou “Close” do zero, fechando a letra quando viu Roberta Close e reparou em detalhes que denunciavam sua identidade – o gogó e os pés. Foi o grande sucesso do disco, badalado com um divertido clipe. (www.erasmocarlos.com.br/buraco_negro.html)
- no Wikipédia consta que a música teria sido feita para Roberta. Erasmo Carlos nega, afirmando que a música seria para o grupo Roupa Nova. Contava a história de uma mulher maravilhosa andando pela praia, sem que as pessoas saibam que se trata de uma travesti. Segundo o cantor, o título original da música era para ser “Vira de Lado” e o título escolhido foi só uma coincidência. O título final acabou sendo “Dá um Close Nela” pela idéia de que o narrador da música estava focando seus olhos para a travesti, ou seja, “dando um close” nela. Coincidência ou não, a música foi lançada no auge do sucesso de Roberta Close (que foi a protagonista do clipe), e, inegavelmente, a transexual foi a principal responsável pelo seu estouro nas rádios. Foi uma das músicas mais ouvidas, dançadas e comentadas dos anos 80. (pt.wikipedia.org/wiki/Roberta_Close).
Bem, polêmicas a parte, vale a pena rever o clipe e curtir o sucesso.
![]()