Em 1972 os Novos Baianos lançaram seu segundo álbum,
chamado “Acabou Chorare”.
O grupo era composto por: Baby Consuelo – vocal, percussão ; Paulinho Boca de Cantor – vocal, percussão ; Pepeu Gomes – guitarra, violão solo, craviola, arranjos ; Moraes Moreira – vocal, violão base, arranjos ; Dadi – baixo ; Jorginho – bateria, bongo, cavaquinho.
O álbum foi colocado na Lista dos 100 maiores discos da música brasileira da versão brasileira da revista Rolling Stone como o melhor disco brasileiro de todos os tempos, na frente de grandes clássicos como “Transa” de Caetano Veloso, “Expresso 2222” de Gilberto Gil e “Chega de Saudade” de João Gilberto.
Os principais sucessos foram “Preta, Pretinha” e “Acabou Chorare”, muito executados nas rádios no ano de 1972.
Também faz parte deste álbum a música “Brasil Pandeiro” – samba da década de 1940 de Assis Valente, feito para Carmen Miranda cantar.
A gravação de “Brasil Pandeiro” pelo grupo foi influenciada por João Gilberto, que lhes fez uma visita enquanto estava no Rio de Janeiro.
No vídeo abaixo vocês verão o grupo interpretando “Brasil Pandeiro” em um programa da TV Cultura de 1973.
Em 1997, Moraes Moreira comemora 50 anos de carreira e convida os Novos Baianos para um Show no Heineken Concerts Palace, em São Paulo. Veja abaixo o grupo interpretando “Brasil Pandeiro” nesse Show.
Para ver a letra da música e um vídeo original dos Novos Baianos (cópia restaurada) na casa em que viviam na época, clique aqui.
Fontes : Wikipédia, Letras.mus.br e YouTube
Sempre muito criativos esses “novos baianos”!!! Mas o blog não é carioca?
Ah, sim mas tem Baby e Pepeu de Niterói…
Mas… e os cariocas já aceitam a cidade de Araribóia como Rio de Janeiro ???
CurtirCurtir
o Blog trata de musicas, comidas e assuntos brasileiros… mas, nesse disco, os Novos Baianos viviam em Jacarepagua… rs
CurtirCurtir