Bem, mais uma vez uma prima nossa nos mandou um recadinho informando que hoje o grande violonista brasileiro Hélio Delmiro seria operado para a colocação de “stents”.
Nós, do The Point Carioca, esperamos e torcemos para que tudo tenha corrido bem e que possamos continuar tendo o privilégio de ouvir esse grande violonista por muitos anos.
Mas, para quem não sabe quem é Hélio Delmiro, reproduzimos um trecho de uma reportagem de O Globo, de 15/05/2010, em que artistas de diferentes gerações avalizam o titulo de “maior violonista brasileiro”:
- Ed Motta diz adorar Delmiro, e justifica: – Acho que, no Brasil, o primeiro solo de guitarra no idioma jazzístico foi o que ele fez, brilhantemente, no LP “O som brasileiro de Sarah Vaughan”. O tema é “Preciso aprender a ser só”, de Marcos Valle, e o solo de Hélio é histórico.
- O autor desse clássico, Marcos Valle, faz coro: – O solo de Hélio em “Preciso aprender a ser só” é lindo, seu violão é memorável.
- Para o trombonista e arranjador Vittor Santos, “Hélio explicita um Brasil jazzístico via Rio de Janeiro com elegância, vigor e maturidade”.
O solo a que se referiu Ed Motta foi feito nos estúdios da RCA, no Rio de Janeiro, em 1977, onde Sara Vaughan gravou o LP citado.
Ouça, no vídeo abaixo, a memorável gravação de “If You Went Away”, versão americana para “Preciso Aprender a Ser Só”.
Boa sorte Hélio Delmiro. Nossa prima Barbara Stella e seus amigos torcem por você.
Para ver a letra de “Preciso Aprender a Ser Só”, clique aqui.
Fontes : Wikipédia; O Globo, Youtube; e Letras.terra.com.br
Realmente solo muito bom não devendo nada para ninguém de fora. Se encaixa perfeitamente no arranjo. Sara, como sempre, maravilhosa na técnica e no sentimento. Por falar em Hélio Delmiro, êle está morando aqui em Teresópolis.
CurtirCurtir
Valeu, Renato… obrigado pelo comentario e pela informacao.
CurtirCurtir